Passos
Lembre de borrifar água todo dia. Ele deve estar sempre bem úmido (não deixe secar em hipótese alguma). - Bastante folhas mortas cobrindo todo ou quase todo o substrato (os tatuzinhos adoram viver entre as folhas e em baixo delas, além de serem seu alimento principal são também seu esconderijo).
Eles são crustáceos, não insetos. Embora eles sejam frequentemente associados a insetos, os tatus-bolinha na verdade pertencem ao subfilo Crustacea. Eles estão muito mais relacionados aos camarões e lagostins do que a qualquer tipo de inseto.
Malacostraca
O tatu-bola possui hábitos noturnos e se alimenta principalmente de formigas e cupins, consumindo também grande quantidade de areia, cascas e raízes junto ao alimento. O tatu-bola não escava buraco e utiliza como esconderijo tocas abandonadas.
Vivem por cerca de dez anos e comem de tudo. Gostam de raízes e frutos e até de insetos e pequenos invertebrados. Índios da etnia pankararé, localizados em área indígena no município baiano de Paulo Afonso, são considerados importantes criadores do tatu-peba pela prática de muitos anos.
Para diferenciá-los, observa-se o número de patas em um segmento corporal: se há apenas um par de patas, trata-se de um crustáceo; se há dois pares de patas, é um diplópode....Oniscidea.
Artrópode
O corpo dos tatus é coberto por uma carapaça que lhes cobrem quase todo, formada por placas ósseas ajustadas umas às outras. Ela protege o animal como se fosse dois escudos: um deles localizado no ombro e o outro na parte traseira do animal. Apesar de sua aparente rigidez, é uma estrutura bastante flexível.
O tatu é um mamífero da mesma família do tamanduá e do bicho-preguiça. Tem o corpo coberto por placas ósseas, que o protegem de predadores e outros perigos.
Tolypeutes tricinctus
Tatu-galinha: 12 – 15 anos
- Eles vivem em regiões de cerrado, savanas, matas ciliares (próximas aos rios) e florestas com vegetação seca (caatinga, por exemplo); - A alimentação de um tatu consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas. ... A cauda de um tatu pode medir de 30 a 50 cm.
12 – 15 anos
Este último é uma referência à crença popular de que a espécie se alimenta de cadáveres, o que não está longe da realidade: onívoro, o Euphractus sexcinctus se alimenta de uma vasta gama de plantas e animais, inclusive carniça. ... Diferente da maioria das espécies de tatu, o tatu-peba tem hábitos diurnos.
O predador natural do tatu é a onça e a jaguatirica, mas devido à caça indiscriminada e a destruição do habitat natural provocada pelo homem, o tatu encontra-se ameaçado de extinção.
Predadores naturais do tatu-bola, mais comuns na natureza são a onça-pintada e a jaguatirica. Devido à caça indiscriminada do homem, o tatu-bola encontra-se ameaçado de extinção!
Seus principais predadores são cobras, aves e outras espécies de lagartos.
Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.