Uma estria de unha é, na sua forma mais simples, uma depressão na unha. Esta depressão, muitas vezes acompanhada por manchas ou linhas brancas, pode parecer irregular, acidentada ou elevada ao toque e pode acontecer com os dedos das mãos e dos pés.
Ranhuras, depressões e sulcos nas unhas podem surgir depois de lesões, como uma batida forte; ou a doenças, como sarampo, caxumba e até mesmo descontrole na diabetes. Essas marcas também podem indicar que seu corpo está com quantidades insuficientes de zinco.
O que fazer: Como o envelhecimento é um processo natural, não há indicações para tratar as ondulações na unha. No entanto, é possível disfarçar as linhas ao passar base e lixar a unha, pois assim é possível melhorar a aparência da unha.
Embora não tenha cura, a aparência das unhas pode ser melhorada com a realização do tratamento indicado por um dermatologista, que pode incluir o uso de esmaltes e pomadas com substâncias contendo clobetasol e vitamina D.
Ondulação nas unhas pode ter várias causas. Desde alterações comuns do envelhecimento (mais frequentes após a menopausa), até falta de vitaminas e minerais ou mesmo certas doenças, como liquen plano ungueal ou psoríase ungueal ou mesmo micoses das unhas (onicomicoses).
5 remédios caseiros para psoríase
Uso de corticoide sistêmico (Betatrinta) na psoríase deve ser evitado. O ideal é só tomar medicações para a psoríase após consultar um médico dermatologista.
Secuquinumabe (substância ativa deste medicamento) é indicado para o tratamento de psoríase em placas moderada a grave em pacientes adultos que são candidatos a terapia sistêmica ou fototerapia.
COSENTYX 150MG/ML C/ 2 SER. PREENCH. 1ML + 2 CANETAS APLIC.