No mito grego, Narciso era um jovem que foi condenado, devido à sua arrogância, a apaixonar-se por sua própria imagem. ... Narciso não sabia amar. Por conta disso, ele ignorou os clamores de amor da ninfa Eco que, por conta do amor não correspondido deprimiu-se e começou a definhar. Quem ama o outro, doa.
Já que Narciso olhava seu reflexo na água e dizia “sou mesmo perfeito”. Na atualidade representa a busca pela perfeição, a constante vaidade das pessoas que estão sempre querendo melhorar sua imagem.
Resposta. O mito "Eco e Narciso" pode ser relacionado ao alinhamento entre a sociedade contemporânea e os indivíduos que buscam a beleza, muitas vezes acima da própria saúde individual.
Resposta. Segundo a mitologia grega, Narciso era filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope. ... A maldição foi lançada e Narciso se apaixonou de forma intensa, só que pela sua própria imagem. O mito de Narciso conta que Eco era um Ninfa falante e vivia seguindo o caçador.
Há relato de que Narciso se apaixonou por Eco, que o rejeitou, e que essa desilusão fez com que o fato de se atrair pela própria imagem tenha a influência de Eco.
Resposta. Resposta: Narciso é uma pintura de Michelangelo Merisi da Caravaggio que retrata um jovem olhando profundamente para a água de um lago, enquanto ele se apóia nele. Ela retrata a história mitológica greco-romana clássica de um jovem bonito e vaidoso que se apaixona por seu próprio reflexo.
Além desse contraste entre o claro e o escuro, a pintura barroca também dava ênfase ao movimento, à impressão de uma cena em ato; bem ao contrário da pintura renascentista, que traçava um plano fixo, estático. ... Contudo, os artistas do período barroco não se restringiam aos temas da tradição católica.
Descrição. A pintura mostra a flagelação de Cristo após a sua prisão e julgamento e antes da sua crucificação. A cena foi tradicionalmente representada em frente a uma coluna, possivelmente aludindo ao tribunal de Pilatos.
Caravaggio foi um dos maiores artistas do barroco italiano que viveu no século XVI. Dono de uma personalidade forte e um estilo extravagante, grande parte de sua obra chocou a sociedade. Sua pintura foi considerada revolucionária para a época, seja nas técnicas utilizadas, seja nas pessoas retratadas.
18 de julho de 1610
1. Caravaggio. uso da perspectiva com grande maestria.
A arquitetura barroca está entre as principais formas de manifestação da contrarreforma religiosa católica por meio da arte. ... A arquitetura barroca integrava o movimento de contrarreforma da Igreja Católica na arte. Entre os objetivos do movimento estava o transporte do observador para a cena demonstrada.
Quanto à arquitetura palaciana, o palácio barroco era construído em três pavimentos. Em vez de se concentrarem num só bloco cúbico, como os renascentistas, parecem estender-se sem limites sobre a paisagem, em várias alas, numa repetição interminável de colunas e janelas.
Principais características da arquitetura barroca A exaltação da Igreja também é feita por meio de muitos ornamentos, de uma decoração extravagante que traz a ideia de grandiosidade, poder e riqueza. O barroco é ousado e as irregularidades de proporção são comuns nesse estilo.
Nesse período artístico, recorria-se a manipulações visuais para alongar as perspectivas das construções, como com as paredes côncavas e convexas. Também são características da arquitetura barroca o emprego de cártulas, frontões interrompidos e colunas torsas – que, muitas vezes, atravessam pavimentos.
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini.
Suas principais características são: - Dimensões grandiosas; - Simplicidade nas formas; - Aspecto maciço e pesado, - Predominância das superfícies sobre os vazios; - Policromia; Os monumentos funerários podem ser divididos em: mastabas, pirâmides e hipogeus. ... Ao redor da pirâmide havia dois templos.
São características da arquitetura contemporânea: O uso de materiais não tóxicos; A busca por materiais naturais; O aproveitamento de materiais recicláveis; A valorização da luz natural.