Muito comum em cães e muito tratado por veterinários o otohematoma ou hematoma auricular é um hematoma que costuma aparecer no pavilhão auricular desses animais, caracterizado por um conjunto de sangue entre a cartilagem auricular e a pele canina, que pode ocorrer após uma lesão de segundo grau.
Em casos mais simples, o Otohematoma pode desaparecer sozinho. Com base no aspecto do inchaço e do líquido presente nele, o veterinário poderá: drenar o sangue com uma seringa. colocar tubos de silicone denominados drenos durante um período de 2 a 3 semanas que eliminam o material por meio de um canal.
O que é? O otohematoma é geralmente causado por algum trauma na orelha do cão ou raramente de gatos, que faz com que alguma veia ou vasinho seja rompido. Esse sangue acaba acumulando sob a pele, formando uma bolsinha de fluído. Esse inchaço causa coceiras, incômodo, além de ficar dolorido também.
Se sua orelha está infectado, a primeira coisa que você precisa fazer é remover a jóia que você está vestindo na orelha. Em seguida, lave a área infectada e aplicar álcool que pode secar o pus amarelo. Aplicação de um creme antibiótico ou anti-séptico é aconselhável.
Após fazer um piercing, seja no umbigo, nariz, orelha ou boca, é normal que ele tenha uma aparência inflamada por cerca de 2 dias, com inchaço localizado, vermelhidão, secreção transparente e um pouco de dor.
Bepantriz é uma pomada que serve para auxiliar nas assaduras, tem ação cicatrizante, alivia irritações da pele e ainda ajuda em pequenas queimaduras causadas pelo sol regenerando a pele.
Emla: Pomada anestésica. O Emla é um creme que contém duas substâncias ativas chamadas lidocaína e prilocaína, que têm uma ação anestésica local. Esta pomada adorme a pele por um curto período de tempo, sendo útil para usar antes de fazer um piercing, tirar sangue, tomar vacina ou fazer um furo na orelha, por exemplo.