A manobra é passiva e realizada em decúbito dorsal, uma mão do fisioterapeuta fica na região abdominal e outra mão na região torácica, faz-se uma pressão simétrica toracoabdominal lenta no final de uma expiração espontânea até o volume residual (VR), promovendo, assim uma melhor desinsuflação pulmonar.
O Respiron é um aparelho portátil, exercitador respiratório, que trabalha profundas inspirações, que são sustentadas pela insuflação dos pulmões. Ao inspirar em seu bocal, as esferas se movimentam subindo, fornecendo um incentivo visual.
COMO FAZER Paciente sentado com uma das mãos na barriga e outra no peito. Peça para puxar o ar lentamente pelo nariz e soltar lentamente pela boca. Puxar apenas um pouco de ar. No final da inspiração, o paciente deve segurar o ar nos pulmões por três segundos e solta o ar devagar.
Para fazer a drenagem postural deve seguir o princípio de que a parte inchada deve estar mais elevada que a altura do coração. Dessa forma, se desejar desinchar os pés deve permanecer deitado de barriga para cima, com a perna mais elevada que o restante do corpo.
- Lavar as mãos e utilizar os EPI's; - Sentar o paciente quando possível ou elevar a cabeceira da cama de 30 a 45º; - Explicar ao paciente o que será realizado, mesmo que ele esteja inconsciente; - Induzir a tosse pela estimulação dos receptores mecânicos situados na parede da traquéia extratorácica.
O paciente deve realizar lentamente a inspiração antes do ato tossígeo, a seguir, expirar o ar suavemente, em um período breve, efetuar uma brusca e curta expiração (tosse), o fisioterapeuta deve executar uma compressão moderada durante a tosse aumentando assim a sua eficácia.
OBJETIVO: A tosse manualmente assistida (TMA) consiste na compressão vigorosa do tórax no início da expiração espontânea ou da fase expiratória da ventilação mecânica.
- A tosse seca, igualmente denominada improdutiva ou ineficaz, na medida em que não é acompanhada por expectoração, pode ser combatida, caso seja incómoda, através da administração medicamentos antitússicos que eliminam o reflexo, pois não provoca nenhum benefício.
A tosse ineficaz refere-se ao mecanismo de diminuição da eficácia da tosse na mobilização e na eliminação de secreções nas vias respiratórias. Aqui, o examinador deverá investigar a presença de tosse pelo relato do paciente e/ou pela observação direta.
Tosse aguda é causada por resfriados comuns e gripes Contudo, segundo a imunologista Laira Vidal, “considera-se como crônica a tosse que dura mais de três semanas”. A aguda não avança até 21 dias.
Os brônquios e a traqueia, são tão sensíveis a leve toque que quantidades mínimas de material estranho ou outras causas de irritação iniciam o reflexo da tosse. É um mecanismo de defesa natural inespecífico que remove osagentes irritantes que chegam às vias aéreas superiores.
É uma contração espasmódica dos músculos da expiração que. expelem o ar pelo nariz e pela boca.
O reflexo da tosse é composto por três fases: inspiratória, de compressão e expiratória14. Na fase inspiratória, o indivíduo realiza uma inspiração rápida e profunda. Na fase de compressão, a glote se fecha e ocorre aumento da pressão intrapleural pela contração dos músculos expiratórios.
A tosse é um ato reflexo momentâneo e repetitivo que auxilia a limpar as vias aéreas de fluídos, micro-organismos, partículas estranhas e fumaça. Na maioria dos casos, a tosse não é um indicativo de condição patológica grave, ainda mais quando estes ocorrem em duração inferior a duas semanas (crises de tosse agudas).
O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente.
Gripes, resfriados e alergias são os motivos mais comuns da tosse seca persistente. A tosse é um reflexo do organismo, uma tentativa de expulsar os vírus, fungos e partículas de poeira, fuligem ou outro material alérgico que estiver atacando as vias respiratórias.
A tosse é um mecanismo de defesa, uma resposta do organismo a um estímulo irritativo. Ela é provocada por diferentes causas, como o mau uso da voz, refluxo, problemas respiratórios, catarro, uso de remédios para ansiedade, depressão e para dormir.
A tosse é uma expulsão ruidosa de ar pela boca, causada por uma contração súbita do diafragma. Ela defende a respiração da agressão de micróbios, infecções gripais, poluição, poeira e fumaça, entre outros agentes, e pode servir para eliminar o excesso de secreção nas vias respiratórias.
A tosse é classificada em três categorias: aguda, subaguda e crônica. Tosse aguda: autolimitada. Duração menor do que três semanas. Causas comuns: infecção de via área superior, DPOC, Asma, insuficiência cardíaca crônica, exposição ambiental e ocupacional.
Mecanismo Normal da Tosse O mecanismo da tosse pode ser dividido em quatro fases: nervosa, inspiratória, compressiva e explosiva(25).
O tratamento sintomático com sedativos da tosse deve ser usado com cautela, principalmente nos casos de infecção. Como a causa da tosse pode ser multifatorial, o tratamento específico inicialmente instituído deve ser mantido em caso de melhora parcial e associado a outro.
Há dois tipos de tosse: a seca e a produtiva. É a presença ou não de muco que estabelece a diferença. Na tosse produtiva a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, esse catarro parece não existir. É importante avaliar se a tosse é realmente seca, ou se a secreção não flui por desidratação ou tratamento incorreto.
Quando considerar a tosse crônica? Segundo os guidelines mais recentes, a tosse é considerada crônica a partir de oito semanas em adultos. Há estudos de antitussígenos que usam como critérios de inclusão que a tosse refratária ao tratamento esteja presente por mais de um ano.
A tosse aguda --que dura até três semanas -- geralmente está relacionada a infecções das vias aéreas superiores ou dos brônquios. Ela costuma ser provocada por problemas simples como gripes e resfriados ou alergias, mas também pode aparecer em crises de asma e bronquite.