Cisão homolítica ou homólise: ocorre quando o par eletrônico é quebrado por igual. Cada partícula formada após a quebra homolítica é chamada de RADICAL LIVRE e é eletricamente neutra. Os radicais livres são instáveis e muito reativos.
Na Cisão Homolítica a ruptura é feita de modo igual, resultando na formação de radicais livres (um átomo com elétron desemparelhado que tem carga elétrica igual a zero). ... Na Cisão Heterolítica os produtos finais da reação são íons com carga positiva (cátions) ou carga negativa (ânions).
A quebra de uma ligação envolve absorção de energia, porque os átomos voltarão para o estado isolado, que é mais instável. Esse é um processo endotérmico, com a variação da entalpia positiva (∆H > 0). A energia liberada na formação da ligação covalente não pode ser medida na prática.
Neste caso, ligações quadrupla é observada apenas entre dois metais, formando assim uma ligação metálica, e o carbono trata-se de um semi - metal, por isso não é possível uma ligação covalente quádrupla com outro carbono.
A hibridização do tipo sp3 ocorre em qualquer molécula na qual o carbono efetue quatro ligações sigma e é resultado da “mistura” de orbitais atômicos puros.