Na lua crescente a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Época boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.
No cultivo solteiro, semeia-se o feijão em fileiras espaçadas de 50 cm, com 14 a 15 sementes por metro. Se o espaçamento for mais estreito, 40 cm entre linhas, deve-se usar 10 a 12 sementes por metro. Para a semeadura em covas, usar 2 a 3 sementes/cova no espaçamento de 40 x 40 cm entre as covas.
Adubação: Respeitadas as particularidades de cada tipo de solo, uma recomendação de ordem geral que atende bem às exigências da cultura é a fórmula (NPK) + Zinco (Zn) + Boro (B), utilizando-se 400kg/ha.
solos arenosos
“Cada 1kg plantado, me rendeu 60kg de feijão biofortificado” - BioFORT.
E você poderá plantar seus pés de feijão (menos o guandu) em garrafas pet cortadas e penduradas, ou em prateleiras fazendo uma “parede verde“, ou em vasos com estacas de bambu para servirem de tutores. ... Os feijões não requerem muita adubação mas, sentem falta de nitrogênio, fósforo e potássio.
A semente do feijão tem uma reserva de nutrientes (como ocorre em cerca de 90% das plantas). Como sua casca é permeável, a semente absorve o líquido, que, junto dos nutrientes, faz o feijão germinar em até três dias. Cerca de 24 horas depois disso, surge a primeira folha.
As plantas precisam de luz do Sol, água e ar para crescer. São incapazes de se locomover, e suas células têm paredes rígidas constituídas de um material resistente, a celulose. Além disso, elas fabricam o próprio alimento através de um processo denominado fotossíntese.