Classificação das lesões por pressão (Consenso NPUAP 2016): adaptada culturalmente ao Brasil. O National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) é uma organização norte-americana, sem fins lucrativos, dedicada à prevenção e ao tratamento de lesões por pressão.
Prevenção e cuidados
As lesões infectadas, isto é, com presença de pus, podem ser tratadas com açúcar, pomadas de papaína, laser, óleo (como Dersani, por exemplo) e pomadas ou cremes medicamentosos. Quem deve prescrever este tratamento é um médico.
O termo correto a ser utilizado pelos profissionais de saúde agora é “lesão por pressão” O National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) anunciou uma mudança na terminologia de úlcera de pressão.
Lesão por pressão: como prevenir?
A principal medida para prevenir a formação de escaras é mudar a posição dos pacientes acamados ou com dificuldade de movimentos a cada duas horas pelo menos, a fim de aliviar os pontos de pressão da pele nas áreas de maior risco.
Para evitar o surgimento de úlceras pépticas, evite o fumo, consuma álcool moderadamente e evite a ingestão regular de aspirinas ou anti-inflamatórios.
Tratamento para escaras na pele. O tratamento para escara ou úlcera de decúbito, como é conhecida cientificamente, pode ser feito com laser, açúcar, pomada de papaína, fisioterapia ou óleo dersani, por exemplo, dependendo da profundidade da escara.