Freitas é um sobrenome que surge a partir do latim. Tem origem na palavra fraga que significa “pedregulho”, “rocha”. Segundo estudiosos da onomástica, trata-se de um nome toponímico. ... Por extensão, o nome tem o sentido de “habitante de local rochoso”, “aquele que tem origem de local abundante em pedras”.
O próprio significado de ribeiro explica a origem latina desse sobrenome. A palavra vem do latim “ripariu”, que significa “rio pequeno”, mostrando uma origem geográfica para esse topônimo. Dom Ramiro, último regente do reino de Leão, foi um dos primeiros membros da família Ribeiro em Portugal.
Martins é um patronímico ibérico, cuja origem é o nome próprio Martinho ou Martim. Ou seja, alguém que era identificado como “filho de Martinho”. O prenome, por sua vez, vem do latim martius ou martinici, homem belicoso ou guerreiro, cuja origem é Marte, o deus da guerra dos romanos (em latim, Mars ou Martis).
Os Oliveira Segundo estudiosos, o sobrenome Oliveira tem origem toponímica, adotado pelas pessoas que ocupavam o Paço de Oliveira, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, às margens do rio Ave, na região entre o Douro e o Minho (norte de Portugal), onde, desde os primórdios de Portugal, se produz o azeite de oliva.
Brasão da Família Martins Sebastião, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560. O brasão é cortado ao meio na horizontal. O primeiro de preto com duas barras de ouro. O segundo de ouro, com três flores-de-lis de púrpura, em pala.
O sobrenome Martins, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.