O Teste Exato de Fisher é utilizado em tabelas de contingência 2x2 para comparar 2 grupos de duas amostras independentes, em outras palavras, tem como objetivo testar se a variável da linha e a variável da coluna são independentes (H0: a variável da linha e a variável de coluna são independentes).
Procedimento para a execução do teste Estabelecer o nível de significância (µ ); Determinar a região de rejeição de H0. Determinar o valor dos graus de liberdade (φ), sendo φ = (L – 1) (C – 1), onde L = números de linhas da tabela e C = ao número de colunas..
– Freqüência esperada (E) pode ser calculada para cada célula: – Multiplicando-se o total das freqüências das linhas pelo total das freqüências das colunas. – Dividindo-se o resultado pelo grande total das freqüências.
No menu escolhe-se Analyze-Descriptive Statisctis-Crosstabs. Abre-se a janela Crosstabs da figura abaixo. Escolhe-se a variável situação escolar para a caixa Columns e a variável Classe etária para a caixa Rows. Para escolher o teste, carregar em Statistics e abre-se a janela à direita onde se escolhe o teste.
Já para calcular a estatística de teste quiquadrado, usa-se a fórmula CHIST. INV. RT (em português, INV.QUIQUA.CD) informando como parâmetros o p-valor recém calculado e os graus de liberdade.
Na aba de visualização de variáveis (Variable View), trabalhe em três linhas:
O Risco Relativo (RR) é a probabilidade que um indivıduo do grupo exposto desenvolver a doença relativa `a probabilidade de um indivıduo do grupo n˜ao-exposto desenvolver a mesma doença. para 1. Desta forma, se p = 1/2, a chance é 1 para 1; p = 2/3, a chance é 2 para 1.
A redução do risco relativo seria de 50%. Essa seria a mensuração relativa do benefício do tratamento. E quanto às medidas absolutas? As medidas absolutas envolvem basicamente o risco absoluto e a redução absoluta do risco.
Nesse tipo de contratação o segurado declara, no momento da contratação, o valor em risco dos bens (valor em risco declarado – VRD). Exemplo: Suponha que o segurado contratou um seguro e declarou o valor em risco (VRD) como sendo igual a R$
VALOR EM RISCO VALOR EM RISCO: Importância em dinheiro que corresponde ao valor total (Valor Atual) dos bens segurados, existentes no local do seguro.
b) A possibilidade de ocorrência de um incêndio em um apartamento é um Risco Fundamental e deve ser tratado com técnicas de Prevenção e Combate a Incêndio. c) Os riscos onde há a possibilidade de perder, não perder ou ganhar e que são tratados com técnicas comerciais são denominados Riscos Especulativos.
O seguro de danos é aquele por meio do qual o risco segurado do patrimônio corresponde a indenização, e essa correspondente a eventual sinistro, não podendo se falar em valor superior ao sinistro, eis que não pode ocasionar o enriquecimento do segurado.
Conheça quais são os principais tipos de seguros do mercado e tenha toda a segurança e tranquilidade financeira.
Quais são os principais tipos de seguro auto?
Dá-se o nome de seguro (do latim "securus") a todo contrato pelo qual uma das partes, segurador, se obriga a indenizar a outra, segurado, em caso da ocorrência de determinado sinistro, em troca do recebimento de um prêmio de seguro.
Pra existir o seguro tem que haver essas três características básicas: previdência, incerteza e mutualismo. Previdência – uma pessoa que se preocupa em resguardar a si ou a seus bens contra os prováveis riscos que estamos expostos todos os dias.
É um dos princípios básicos do seguro. Representa a contribuição de várias pessoas, expostas aos mesmos tipos de risco (massa de segurados), para a formação de um fundo comum, composto pela soma dos prêmios pagos à seguradora.