Informações gerais: Localização: Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina na microrregião do Planalto Sul de Santa Catarina com 27°27'0 de latitude e 51°33'1 de longitude. Altitude: 834m acima do nível do mar. Clima: mesotérmico úmido, com as 04 estações bem definidas.
Situado a 22 metros de altitude, de Porto Alegre tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 30° 1' 40'' Sul, Longitude: 51° 13' 43'' Oeste.
Região Metropolitana de Porto Alegre
496,8 km²
Mata Atlântica
O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata.
História. O primeiro nome dado à atual Porto Alegre foi o de Porto da Viamão, no século XVIII. Como ainda não existia um centro urbano, os estancieiros da região aproveitavam o Guaíba como meio de comunicação com Rio Grande e Rio Pardo.
Existem algumas divergências em relação à origem do nome Porto Alegre, mas alguns historiadores afirmam que esteja mesmo na beleza do local, às margens do rio Guaíba. Outros dizem que é uma referência à alegria do povo, formado no início por imigrantes açorianos.
Poa - gênero botânico. POA - código aeroportuário IATA do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Portable Object Adapter - objeto do CORBA.
O Hino de Porto Alegre é um dos símbolos oficiais da cidade de Porto Alegre, no Brasil. Foi escrito por Breno Outeiral e oficializado pelo decreto número 8451 de 24 de julho de 1984.
Porto Alegre A cidade foi fundada em 1752, por portugueses açorianos. O primeiro nome foi Porto dos Casais.
Porto de Viamão
É a capital do Rio Grande do Sul. Os primeiros habitantes de Porto Alegre foram os índios guaranis, que habitavam o sul do Brasil. Depois vieram os tropeiros, que eram viajantes que vinham atrás do gado e precisavam de um pouso antes de seguir viagem.
O azul é o céu sereno do Rio Grande do Sul. O verde representa as águas mansas do Lago Guaíba e também as campinas verdejantes do sagrado solo gaúcho. O vermelho significa a fé e o amor. A prata é a seriedade e o caráter nobre e altivo do povo.
Mesorregião: Região metropolitana de Porto Alegre. Principais Atividades Econômicas: indústria, comércio, serviços e construção civil.
Ainda em 1752, Jerônimo de Ornelas, sentindo-se prejudicado com a ocupação, pelos açorianos, da ponta da península, vendeu as suas terras a Ignácio Francisco, embora na Carta de Confirmação de sua sesmaria constasse a obrigação de deixar meia légua a partir do lago em direção ao interior como área de uso público.
Quem nasce no Rio Grande do Sul é gaúcho.
Os primeiros que imigraram para o Sul do Brasil foram os açorianos. Após a imigração dos açorianos, houve a vinda em especial dos alemães (1824, São Leopoldo, Rio Grande do Sul), e dos italianos (1875). Outros grupos (árabes, poloneses e japoneses) também estiveram à procura da região para fazer dela sua morada.
A colonização no Rio Grande do Sul foi feita essencialmente por açorianos, alemães e italianos.
O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães. Em Santa Catarina, açorianos colonizaram o litoral; alemães, a região norte; e italianos, o planalto e a porção oeste. No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses; mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.
O Rio Grande do Sul passou a ser habitado pelo homem há mais de 12.
Gaúcho foi o Guancho fugido de Montevidéu. Quando o Rei da Espanha mandou casais de agricultores das ilhas Canárias povoarem a recém-fundada Montevidéu (1724), eles transplantaram a palavra pela qual identificavam os habitantes autóctones das ilhas: guanches, ou guanchos.
Na época do descobrimento do Brasil, a região onde forma o Rio Grande do Sul era habitada pelos índios Minuanos, Charruas e os Caaguarás que viveram 12 mil anos aC. . Eram bons ceramista e, na caça, usavam boleadeiras, até hoje um dos instrumentos do peão gaúcho.
É o gaúcho “meio-termo”, dividido entre ser filho das tradições e cidadão do mundo. Gosta das manifestações culturais gaúchas, através da música e literatura, mas, também adora conhecer outras culturas e sairia sem problemas do Rio Grande do Sul para viver em outras terras.
A história do Rio Grande do Sul, o estado mais ao sul do Brasil, inicia-se com a chegada do homem à região, cerca de 12 mil anos atrás. ... Essencialmente, o Rio Grande do Sul, até o fim do século XVIII, era uma região virgem habitada por povos indígenas.