A adrenalina está indicada após 30 segundos de ventilação e MCE sem resposta. O uso de expansores fica restrito aos RNs que não respondem às manobras por possível perda sanguínea. O bicarbonato é opção em caso de acidose metabólica grave, e seu uso é excepcional.
É fundamental equipamento e treino adequados a este procedimento. Concentração recomendada: 1:10 000. Misture 1 ml da ampola de adrenalina existente (diluição 1:1 000) com 9 ml de SF.
A epinefrina está indicada para o tratamento de situações de emergência de reações alérgicas graves ou anafilaxia provocadas por amendoins ou outros alimentos, medicamentos, picadas ou mordeduras de insectos, e outros alergênios.
Excesso de adrenalina e noradrenalina: leva a quadro de pressão alta de difícil controle, com episódios de mal estar recorrentes, com sudorese (suor). Nestes casos são tumores (produção exagerada de um tipo de célula) que chamamos de feocromocitoma.
Como usar a Adrenalina ao seu favor?
Algumas boas opções são:
A sensação de prazer que acontece após a atividade física resulta, justamente, da liberação de endorfina. No entanto, vale destacar que atividades físicas esporádicas podem não serem suficientes para que o neuro-hormônio seja liberado de forma contínua, mantendo o bem-estar constante.
O que se sabe, com certeza é que a endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. O processo de produção e liberação da Endorfina pela glândula hipófise acontece durante e depois de uma atividade física.