Redação. A carta pessoal é um gênero textual usado para construir diálogo entre pessoas íntimas. Sua principal característica é a presença de marcas de pessoalidade. A carta pessoal é um gênero discursivo muito antigo e, ao mesmo tempo, ainda muito usado na sociedade contemporânea.
Diferença entre carta pessoal e carta aberta A carta pessoal é um gênero textual utilizado para transmitir uma mensagem particular a algum destinatário conhecido. Ela se define por seu caráter íntimo entre os interlocutores, de modo que o conteúdo e a forma se moldam a depender das características da relação.
A estrutura da carta
A cartal pessoal é um texto que pode conter linguagem informal ou pessoal, deve-se inserir alguns elementos como: local e data, despedida e assinatura. A carta, assim como tantos outros exemplos que utilizamos em situações comunicativas distintas, integra a diversidade dos chamados gêneros textuais.
Por essa razão, as suas habilidades, os seus projetos bem sucedidos, os seus conhecimentos teóricos e práticos na área de atuação e o seu interesse em contribuir com o êxito da empresa, são pontos que não podem faltar na sua carta de apresentação.
Estrutura da carta de leitor
Carta argumentativa Esse tipo de carta envolve dois estilos textuais diferentes: a carta e a tipologia argumentativa. Sendo assim, a carta argumentativa tem o intuito de defender o ponto de vista do remetente para um destinatário específico.
Temas atuais e de caráter subjetivo; Linguagem simples, clara e objetiva; Presença de destinatário e remetente; Texto expositivo e argumentativo.