EQST

O Que Representou Para Alguns Historiadores A Idade Moderna?

O que representou para alguns historiadores a idade moderna?

O termo Idade Moderna, apesar de identificar algo novo ou atual, não se refere aos nossos tempos, ao século XXI. ... Para alguns historiadores, a Idade Moderna foi um grande período de transição do mundo medieval feudal para o mundo capitalista e burguês, o qual se inaugurou no final do século XVIII e início o século XIX.

Quais fatores caracterizam o mundo do trabalho na era moderna?

O trabalho na idade moderna começou a ser mais do que apenas uma prática de sustento e, após a valorização da pobreza e abdicação de bens materiais instituída pela Igreja Católica, a modernidade e o pensamento calvinista passou a valorizar a prosperidade econômica.

O que aconteceu na idade contemporânea?

Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.

Qual foi o grande acontecimento na passagem da idade moderna para a idade contemporânea?

Um grande acontecimento na passagem da idade Moderna para a idade contemporânea foi a Revolução Industrial.

O que marca a passagem da idade moderna para a contemporânea?

A passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea se deu quando o Iluminismo passou da discurso intelectual e se tornou ação política. A Revolução Francesa foi a revolução burguesa e liberal por essência e marcou o início do fim do absolutismo e do Antigo Regime em toda a Europa.

O que a natureza representa para o homem?

Para obter boas colheitas, criar animais ou outros recursos naturais o homem precisa contar com a regularidade de determinados ciclos naturais que nem sempre acontecem de forma previsível. Durante a Antigüidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período.

Qual é a mentalidade?

O termo mentalidade se refere a uma predisposição psicológica que uma pessoa ou grupo social têm para determinados pensamentos e padrões de comportamento, referindo-se ainda à maneira como nações inteiras se conduzem ideologicamente.

O que é a mentalidade renascentista?

A mentalidade renascentista defende um conhecimento multifacetado, isto é, o homem do Renascimento devia estudar todas as áreas do saber, devia ser reconhecido socialmente, ter uma boa formação cívica, intelectual e física.