Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).
Soluções com concentração superior a 30 % são utilizadas na indústria como alvejante de madeira e fibras têxteis e na propulsão de foguetes. Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.
Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).
Óxidos são substâncias inorgânicas binárias que apresentam o oxigênio como elemento mais eletronegativo. ... Óxido é uma substância inorgânica binária (formada por dois elementos químicos diferentes) em que um dos elementos é o oxigênio (sigla O), que é o elemento mais eletronegativo e apresenta NOX igual a -2.
Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
Óxido é qualquer composto binário onde um elemento é o oxigênio e outro é um outro que NÃO seja fluor, pois o fluor é mais eletronegativo e criara um composto com o oxigênio tendo carga positiva.
Óxidos moleculares São óxidos que não apresentam um metal na sua constituição, sendo formados, por isso, por ligações covalentes. Para eles, a regra de nomenclatura inclui prefixos que indicam a quantidade de átomos de cada elemento na molécula do óxido.
A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo. ... O prefixo mono na frente do elemento ligado ao oxigênio é opcional. Por exemplo, temos o seguinte óxido molecular: CO.
Hidreto + de + nome do elemento Veja alguns exemplos de aplicação da regra de nomenclatura de hidretos: CaH2 – Hidreto de Cálcio.
Basicamente, quando o Oxigênio liga-se a um metal, tem-se um óxido iônico. Quando o Oxigênio liga-se a um não-metal, tem-se um óxido molecular.
Óxido de sódio
Óxido de ferro (III) ou óxido férrico, também conhecido como hematita, óxido de ferro vermelho, ou ferrugem, é o composto químico de fórmula Fe2O3.
Óxido perclórico (Cl2O7): fórmula, propriedades, riscos e usos. O óxido perclórico , também chamado óxido de cloro (VII), anidrido perclórico, dicloro eu heptóxido, é um composto químico inorgânico de fórmula Cl 2 O7.
2º Exemplo: reação entre o óxido de magnésio e o ácido sulfúrico. Nessa reação, o óxido básico apresenta o cátion magnésio (Mg+2), que interage com o ânion sulfato (SO4-2) do ácido, formando o sulfato de magnésio (MgSO4). Já o cátion hidrônio da água forma com o óxido (O-2) a água (H2O).
P₄O₁₀
a) Quando um óxido básico reage com um ácido, forma-se sal e água, ocorrendo uma reação de neutralização.
SO3
O trióxido de enxofre é uma molécula formada por ligações duplas covalente entre átomos de S e O, cuja fórmula molecular é SO3. Apresenta geometria trigonal plana com ângulos de 120º entre as ligações S=O, e por isso o momento dipolo da molécula é nulo, o que confere a ela um caráter apolar.
O dióxido de enxofre apresenta geometria angular porque possui as seguintes características: Molécula triatômica (três átomos); ... Possui um ângulo geral de 120o entre as nuvens eletrônicas do átomo central.
O dióxido de enxofre é liberado para a atmosfera por gases vulcânicos e fontes antropogênicas, principalmente atividades industriais que processam materiais contendo enxofre, como termelétricas, fabricação de fertilizantes, fundição de alumínio e aço, produção de ácido sulfúrico e papel.
Ele ocorre como uma impureza nos combustíveis fósseis, proveniente principalmente de atividades como queima de diesel nos veículos pesados, carvão e petróleo em usinas de energia ou de fundição de cobre. Acredita-se que cerca de 80% do dióxido de enxofre tenha como fonte a queima incompleta de combustíveis fósseis.