No México, a morte tem significado único. Em vez de lamentada, é festejada uma vez ao ano ; de 31 de outubro a 2 de novembro (Dia de Finados no Brasil). Durante a festa, considerada pela Unesco como patrimônio da humanidade, é tradição reunir família e amigos para comemorar a visita dos antepassados à Terra.
No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos no dia 2 de novembro. ... Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
O Dia dos Mortos é celebrado todo ano no dia 2 de Novembro. Na ocasião, os mexicanos veneram os mortos colocando oferendas em suas casas, escolas, ruas, etc. ... Por isso, a data é especial para os mexicanos. Ela não só lembra dos que já se foram, como também é uma forma de se reconectar com os mesmos.
México
O costume vem dos povos pré-hispânicos, que já traziam a concepção de que a morte é parte do ciclo da vida, e que deve ser respeitada, não temida. ... Em celebrações de nascimentos, sacrifícios, plantações ou colheitas, a morte era um elemento sempre presente.
Santa Muerte. Santa Muerte é uma figura sagrada venerada no México, provavelmente um sincretismo entre crenças católicas e mesoamericanas. A cultura mexicana mantém desde a era pré-colombiana uma certa reverência em relação à morte, manifestada em celebrações sincréticas como o Dia dos Mortos.
Velórios tradicionais continuam mesmo em meio ao risco da pandemia da covid. Existe um México que não renuncia às suas tradições apesar da pandemia do novo coronavírus. ... É que o México tem uma relação peculiar e sincrética com a morte, a ponto de os funerais se tornarem uma festa de música, tequila e lágrimas.
A celebração dos mortos está relacionada ao orgulho patriótico. Para o México, um país que compartilha uma extensa fronteira com os Estados Unidos, a rivalidade entre o Dia dos Mortos e o Halloween é tema de debate nacional. Ainda que, pouco a pouco, a celebração anglo-saxã tenha se expandido.
Arco de flores e cruz de cal As cores das flores também têm significado, sendo que as brancas representam o céu, enquanto que as amarelas servem para guiar as almas ao mundo dos vivos, e as roxas representam a cor tradicional do luto no México.
Celebração no Dia dos Mortos Doces com o formato de caveira são tradicionais na festa, assim como a preparação de um altar com fotos dos que faleceram, flores formando uma cruz, pratos que os seus familiares falecidos mais gostavam, sal tido como o símbolo da purificação, entre outros.
A flor mais usada nos altares do Dia dos Muertos é uma flor amarelada chamada cempasúchil, também chamada de Flor de Morto, isso porque a cor pré-hispânica da morte no México era o amarelo. O cempasúchil é conhecido por guiar a alma dos mortos e por isso está presente em grande parte dos altares.
Apenas pessoas que morreram até 15 de outubro podem receber oferendas este ano. Eles chamam de “Nuevas Ofrendas”. Para eles são oferendados velas, um jarro de água e flores brancas!
definição de cempasúchil no dicionário espanhol A definição de cempasúchil no dicionário de Português é uma planta herbácea da família das Compositae, originária do México, com flores amarelas ou alaranjadas, de cheiro forte e uso medicinal.
Para preparar o altar dos mortos, utiliza-se uma série de elementos: cada degrau é coberto por um tecido preto e branco, coloca-se a imagem de algum santo que tenha devoção, além de sal, pão, água e uma variedade de alimentos que eram de agrado do falecido, assim como as fotografias do falecido, algumas velas, um ...
Comemorado na última segunda-feira de maio, este feriado é uma homenagem aos militares que morreram ao serviço das Forças Armadas. Nesse dia, além da realização de uma cerimônia oficial, as pessoas costumam visitar os túmulos dos militares, deixando flores. O Memorial day foi instituído em 1868 pelo General John Logan.
A origem do Dia de Finados remete ao século II, quando os cristãos começaram a rezar pelos falecidos e a visitar os túmulos deles. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido aos poucos na Igreja Católica. ... A Igreja Católica celebra como Dia de Finados, Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos.
O altar: também pode ser adornado com papel picado, tecidos de seda e cetim, onde figuras de argila, ou roupas limpas dos mortos também ficam para receber as almas. O altar para os mortos serve para que possam beber, comer, descansar e viver mais um breve momento com seus parentes e, por isso, é uma grande celebração.
Uma imensidão de flores de cor laranja enfeitam a paisagem e desprende seu intenso aroma aos pés do vulcão Popocatépetl. Herdando o misticismo de tempos pré-hispânicos, os cravos-de-defunto (cempasúchil, em espanhol) formam uma espécie de tapete que guia as almas até o México no chamado Día de Los Muertos.
Terra: Um prato com sal, um prato de terra, cristais, pedras ou flores. Ar: Incenso, penas de aves ou até imagens de pássaros ou símbolos de pássaros. Espírito: Espelho, bola de cristal ou velas brancas.
Ar representa a respiração. Mental e emocionalmente representa uma “Mente Aberta” e sentimento de despreocupação. Pode ser associado à vontade, elusivo, evasivo, benevolencia, compaixão, sabedoria, electricidade.
Pode ser representado por fogueira, sol, vulcão, lareira, vela, dragão, fênix, entre outros. No corpo, sua representação é o espírito e também rege a digestão e o calor, podendo ser associado à transpiração. Suas representações no altar são vela, varinha, bastão, athame ou imagens relacionadas ao elemento fogo.
Terra – Representa a solidez, a força física, o material, tempo e a existência. É o elemento dos Gnomos. Pode ser representado pelo Sal. É o elemento dos signos: Touro, Virgem e Capricórnio.
Foque no calor; Banhos quentes (BEM quentes) também nos ajudam a focar no calor e sentir as vibrações do fogo. O sexo também nos ajuda a desenvolver o elemento fogo; Simplesmente sentar-se de frente a uma fogueira e esticar às mãos para bem próximo ao fogo e sentir essa vibração por algum tempo.
Incensos e flores são oferendas para o altar e podem e devem ser usados. Cristais e outros objetos também, desde que façam sentido pra você. O altar pode ser bastante pessoal, desde que sempre sejam lugares sagrados e respeitados.