Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. ... Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação.
D) O título do poema é "neologismo" porque nele o poeta cria uma palavra nova: o verbo "teadorar". ... Assim, o verbo "teadorar" não transita. G) Verbo intransitivo é um verbo que tem sentido completo, não precisa de complemento.
verbo intransitivo é aquele que não precisa ser completado, pois, em si, é capaz de transmitir uma informação. No poema, o verbo teadorar é intransitivo. Bastaria ele dizer para a amada: Teadoro. ... Justifique o último verso do poema.
Ao criar esse neologismo, o eu poético pretendeu enfatizar o quanto o coração dele está repleto de amor a ponto de fazê-lo adoecer. Assim, essa expressão sugere que o amor do eu lírico é tão grande e intenso que chega ao ponto de lhe causar um infarto, de matá-lo.
Resposta: 1- Para o autor um meio de manifestar ternura é inventar palavras que traduzem seu sentimento. 2- Usou a palavra teadorar.
c) Por que, segundo o eu lírico, sua invenção seria "intransitiva"? Resposta: Porque apenas ele amaria; não seria necessário escolher a quem adorar, apenas Teodora seria o alvo de sua adoração, e ela não precisaria retribuir o seu afeto.
substantivo feminino Meiguice; qualidade do que é terno e afetuoso: ternura maternal. Afeto; demonstração de carinho: ternura de avó. ... Etimologia (origem da palavra ternura).
A palavra "teadorar" é um neologismo criado por Manuel Bandeira para descrever a ação de adorar a mulher amada Teodora. Esse verbo é formado pela junção do pronome "te" com o verbo "adorar".
b) Por que as palavras “achimpa” e “perlinço” aparecem em itálico no texto? Porque são palavras inventadas, neologismos.
Resposta. Resposta: Teadorar é um neologismo oriundo de duas palavras, o pronome te e o verbo adorar, estabelecendo assim uma ligação semântica com o nome Teodora.
malamar
Resposta:Resposta: Ele criou essa palavra porque está se referindo àquelas pessoas que não amam, ou não amam da maneira "correta", por isso o uso do advérbio "mal" junto do verbo "amar".
malamar