Situam-se nas regiões limítrofes da pele com as membranas mucosas, como ao redor dos lábios e dos genitais. Existem também as terminações nervosas livres, encontradas em toda parte da pele e em muitos outros tecidos. Tais sensores são sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e, especialmente, aos dolorosos.
As terminações nervosas encapsuladas mais importantes para a Neuroanatomia são: Corpúsculos de Meissner e Corpúsculos de Ruffini: ocorrem nas papilas dérmicas, são receptores de tato e pressão; Corpúsculos de Vater-Paccini: ocorrem principalmente no tecido subcutâneo das mãos e dos pés, septos intermusculares e ...
No corpo humano existem vários tipos especializados de receptores sensoriais, entre os quais:
Os receptores, denominados de neurônios receptores olfativos, são neurônios com um dendrito arrendondado e estão localizados no epitélio da porção superior das cavidades nasais, apresentam os cílios olfativos. Existem cerca de 10 milhões de células olfativas que são capazes de detectar milhares de tipos de odores.
Audição: Sentido relacionado com a captação e percepção das ondas sonoras. Os receptores sensoriais desse sentido estão localizados em uma região da orelha denominada de cóclea. Esses receptores são do tipo mecanorreceptores.
Cóclea: também chamada de “caracol”, está localizada na orelha interna. É um órgão receptor sensível às diferentes alturas de som. É responsável por converter a vibração das ondas sonoras em impulsos elétricos. Janela Oval: abertura que liga a orelha média à orelha interna.
Portanto, é possível explicar o que é sexto sentido de uma forma simples: é uma capacidade do cérebro que envolve o cruzamento de informações dos dois hemisférios - o esquerdo, que é racional, e o direito, emocional. Pessoas mais sentimentais podem desenvolver melhor o dom da intuição.