Pela importância cultural dessas danças queremos reconhecer e garantir as tradições culturais do nosso estado declarando-as patrimônio cultural de natureza imaterial, tradições que são transmitidas de geração a geração, sendo constantemente recriadas pelas comunidades em função de seu ambiente, da sua interação com a ...
Resposta. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
É o tipo de patrimônio considerado intangível e abrange as expressões simbólicas e culturais de um povo, como as festas, as danças, músicas, saberes, costumes, formas de expressão, entre outros.
A dança é um patrimônio cultural imaterial, isso porque a dança não é algo concreto, e sim uma manifestação cultural abstrata, ou seja, não pode ser tocada, apenas sentida e vivenciada pelas pessoas, sendo parte importante das tradições de uma sociedade.
O Carimbó foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão, pelo Iphan, em setembro de 2014 e recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Os bens registrados como patrimônio imaterial no Brasil são:
Resposta. Resposta: cultura material: livros, ferramentas, tecidos,pinturas. cultura imaterial: dança,rituais,música,celebrações.