Texto: O novo Acordo Ortográfico alterou a grafia das palavras deficit e superavit. Agora elas são escritas na forma latina, sem acento agudo na sílaba tônica. Grafe: deficit e superavit.
1 – Em Portugal, pode-se escrever défice ou usar o latim "deficit" (significa "falta"). No Brasil, utiliza-se a forma déficit.
O da Porto Editora refere que íman é a escrita correcta e que imã é um guia espiritual árabe. No entanto, o da Texto Editora (priberam) refere que íman é a ortografia brasileira e que em Português europeu se escreve imã.
Um imã é um corpo que possui propriedades magnéticas e pode ser classificado como natural ou artificial a depender de sua constituição. Um imã é um corpo que gera campo magnético ao seu redor. Ele pode ser classificado de duas formas: ... O nome dessa cidade deu origem também ao termo magnetismo.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.
“Óculos” é representante de um tipo de substantivo que os gramáticos classificam como pluralia tantum, expressão latina que significa “apenas plurais”. São palavras que levam o plural em sua formação, embora se refiram a coisas singulares – na verdade, pares simétricos.
O plural de cuscuz (substantivo masculino de dois números) é cuscuz, mas o Dicionário Eletrônico Houaiss diz que «há quem registre cuscuz como s. m., cujo pl., portanto, seria cuscuzes».
Capuzes é o plural de capuz.
arrozes ou arroz? A forma correta é arrozes.
[ Física, Química ] Precipitado gelatinoso. Plural: geles ou géis. Plural: geles ou géis. Ver também resposta à dúvida: plural de gel.
Verificado por especialistas "lápis" faz parte do seleto grupo de substantivos invariáveis. Não é que não tem plural, é que o vocábulo não apresenta nenhuma flexão para demonstrar plural, dependendo de um determinante.