Queimaduras são lesões na pele provocadas pelo contato direto com calor, radiação, eletricidade ou substâncias químicas. Elas podem envolver diferentes camadas da pele e, justamente por isso, são classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau (da camada mais superficial para a mais profunda).
As queimaduras são classificadas em primeiro, segundo e terceiro graus dependendo da profundidade do dano provocado na pele. Quaisquer dos acidentes acima mencionados podem provocar diferentes graus de gravidade.
Como identificar o grau de uma queimadura?
As queimaduras são classificadas quanto a sua profundidade, podendo ser superficiais, quando atingem apenas camadas da superfície da pele (epiderme), ou profundas, quando há destruição da pele na área atingida (atinge os músculos e ossos).
Tratamentos para uma queimadura de primeiro grau incluem:
Uma regra prática para avaliar a extensão das queimaduras pequenas ou localizadas, é compará-las com a superfície da palma da mão do acidentado, que corresponde, aproximadamente a 1% da superfície corporal. 1% = órgãos genitais. 55%(frente) + 45%(costas) = 100% da área do corpo.
Regra dos nove: é atribuído, a cada segmento corporal, o valor nove (ou múltiplo dele): cabeça - 9% tronco frente - 18% tronco costas - 18%
As áreas do corpo mais críticas em caso de queimaduras são as vias aéreas, as partes genitais e a face.
corporal. Graves (ou "grande queimado"): atingem mais de 20% da área corporal. representa 1% de sua superfície corporal. Assim pode ser estimada a extensão de uma queimadura, calculando-se o “número de palmas”.
Regra dos noves: divide se o corpo adulto anatomicamente em onze partes, cada uma compreendendo 9% da área total.
Queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.
A regra de Wallace (comumente conhecida como regra dos nove) é uma ferramenta de medida utilizada em medicamentos de atendimento pré-hospitalar. A intenção da medida é quantizar a área total da superfície corporal atingida por uma queimadura.
Assim que puder, coloque a queimadura embaixo de água corrente fria por pelo menos dez minutos ou aplique uma compressa fria. Não use gelo pois o congelamento poderia prejudicar o tecido da pele ainda mais.
A queimadura de 2º grau é o segundo tipo mais grave de queimadura e geralmente aparece devido a acidentes domésticos com materiais quentes. Este grau de queimadura dói muito e causa o aparecimento de uma bolha no local, que não deve ser estourada para evitar a entrada de micro-organismos que possam causar infecção.
Uma bolha é uma pequena bolsa de fluido corporal (linfa, soro, plasma, sangue ou pus) dentro das camadas superiores da pele, tipicamente causadas por fricção forçada, queimaduras, congelamento, exposição a produtos químicos ou infecção. A maioria das bolhas é preenchida com um líquido claro, seja soro ou plasma.
Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
Pergunta de Pâmela Carbonari, repórter da SUPER Retroceder nunca. Estourá-las, jamais. É o que recomenda a medicina, colega Pâmela. Por mais que as bolhas a incomodem e convidem para uma cutucada, danificá-las lhes tiraria a função principal: ser um curativo natural, um band-aid customizado, feito com sua própria pele.
Se a bolha já estourou, realize limpeza cuidadosa com água e sabonete 2 vezes ao dia, seque bem, e aplique spray anti-séptico de clorexidina 10mg/ml (encontrado nas farmácias) até cicatrizar.
O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias; a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional. Quem tem a pele mais escura pode ficar com o local da queimadura esbranquiçado.
Geralmente, os sintomas duram de dois a três dias. “A água pode ser benéfica, pois ajuda a balancear o pH da boca, reduzindo os níveis de acidez. O líquido também ajuda a manter a pele e mucosas bem hidratadas”, comenta ela.
Ligue para o seu médico ao primeiro sinal de infecção, como por exemplo, se ocorrer:
Pomadas para Tratar Queimaduras
Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.
Cores indicam como a sua ferida está cicatrizando
É normal. Após a cirurgia é esperado vermelhidão ocular, sensação de corpo estranho e lacrimejamento. Com o decorrer da cicatrização, uso correto dos colírios prescritos e comparecimento aos retornos solicitados, o seu olho ficará progressivamente menos inflamado, mais branco e sem sintomas.