Como testar Transistor MOSFET utilizando Multímetro Digital
Testando a fonte Com a ponta do cabo em mãos, localize o fio verde e insira uma das pontas no conector. Ao lado dele haverá um fio preto, e é nele que você deve inserir a outra ponta do clipe de papel. Se você fez tudo certo até aqui, chegou a hora do teste. Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte.
Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante. É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.
Dá uma olhada no adesivo da fonte e veja se pelo menos dá para informar a Amperagem dos 5V, 12V e outros... veja também Volts e Amperes que entram na fonte (Input). Normalmente se não tiver Adesivo vai estar perto da chave seletora 115/210 um alto relevo em forma de 9A, por exemplo.
No Windows, acesse o Painel de Controle e procure pelas Opções de Energia. Lá, você verá várias configurações relacionadas à eficiência energética da sua máquina, incluindo como e quando o computador deve entrar em suspensão. Dessa forma, você automatiza quando o PC deve poupar energia.
O fator potência é usado para mensurar a capacidade máxima (agora em Watts) de saída do equipamento. Por exemplo: um nobreak com 1200VA e fator potência de 0,7 tem capacidade de potência máxima de 840 watts — basta multiplicar as duas especificações.
Potência é a quantidade de energia gasta em função do tempo. Se um forno tem 1200 watts, significa que ele gasta 1200 joules por segundo.