E é o ímã! Você pode comprar qualquer imã em uma loja de ferragens e na hora de comprar uma joia passe em cima, se for um ouro verdadeiro, o imã não fará nada, não irá atrair magneticamente quase nada. ... Isto acontece porque o ouro verdadeiro (Au na tabela periódica) não é magnético.
Existem cinco tipos básicos de magnetismo, de acordo com o comportamento magnético dos materiais em resposta a um campo magnético (dependendo da temperatura)....São eles:
Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos.
O magnetismo terreste serve para atrair os gases espaciais para compor nossa atmosfera e consequentemente manter a nossa vida. Esse magnetismo surge por conta do material do centro da Terra que é o níquel e o ferro, criando uma grande bússola na Terra. Abraços!
Perto da superfície da Terra, o campo magnético funciona como um dipolo magnético posicionado no centro do planeta e inclinado em um ângulo de cerca de 11° em relação ao eixo rotacional dele. O dipolo é equivalente a um poderoso ímã, com seu polo sul apontando para o Polo Norte geomagnético.
O campo magnético da Terra foi descrito pelo médico inglês William Gilbert (1544 – 1603), com o uso da “terrella”, um ímã esférico sobre o qual era apoiada uma agulha.
Os ímãs atraem objetos que contêm ferro, aço, níquel ou cobalto. ... Isso ocorre porque todo ímã tem duas extremidades opostas, chamadas de polos: o polo norte e o polo sul. O polo norte de um ímã atrai o polo sul de outro ímã, mas repele seu polo norte. Da mesma forma, o polo sul atrai o polo norte, mas repele o polo sul.
O magnetismo natural ocorre por causa dos compostos de ferro metálico ou por causa das rochas magnéticas que existem na natureza. Um exemplo é a magnetita composta de óxido de ferro Fe3O4 . Esses elementos naturalmente atraem objetos.