A sinalização luminosa destinada a regular o trânsito de veículos é constituída por um sistema de três luzes circulares, não intermitentes, com as cores vermelha, amarela e verde. Significa passagem proibida e obriga todos os condutores a parar antes de atingir a zona regulada pelo sinal.
I - Verde: trânsito livre (sinal aberto); II - Amarelo-alaranjado: (advertência); III - Vermelha: parar (sinal fechado). § 2º Os sinais luminosos de duas (2) luzes, para o contrôle do fluxo de veículos, usarão as côres verde e vermelha.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o sinal amarelo indica atenção, mostrando a iminência da parada obrigatória. Isto quer dizer que ao avistar o semáforo mudando para o amarelo, o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo.
1 - O sinal constituído por uma luz circular amarela intermitente ou apresentando a forma de seta negra sobre fundo amarelo autoriza os condutores a passar, desde que o façam com especial prudência, tendo o mesmo significado que o sinal constituído por duas luzes amarelas acendendo alternadamente.
Sinal amarelo intermitente pede cautela dobrada e divide responsabilidade em colisão. O semáforo cuja luz amarela pisca de forma intermitente impõe maior diligência aos condutores que trafegam por tal cruzamento e implica divisão de responsabilidades no caso de um acidente em que os envolvidos negligenciam esse cuidado ...
Para entendermos isso, importante saber que o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro define essas luzes como: “luz intermitente do veículo, utilizada em caráter de advertência, destinada a indicar aos demais usuários da via que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência”.
Assim, de acordo com o art. 29, VII do Código de Trânsito Brasileiro, poderão utilizar a iluminação vermelha intermitente os veículos de socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias.
Considera-se como intermitente o Contrato de Trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para ...
policial deverá utilizar a iluminação intermitente ou a luz estroboscópica branca. policial rodoviário poderá utilizar-se de corretivos, sendo vedado seu uso apenas em caso de alteração de dados.
Esse acessório é uma luz que fica girando em cima de carros de resgate, ambulâncias e na parte de trás das motos pra pedir passagem pra outros veículos no trânsito! Além disso, o giroflex também pode ser usado pra chamar atenção, principalmente em guindastes e em carros de segurança!
Veículos de coleta de lixo, transporte de valores, guincho e serviços de água, energia e telefonia podem usar a cor amarelo âmbar. “As empresas de segurança que prestam serviços particulares não podem colocar giroflex.
§ 1º Para os efeitos deste artigo, são considerados veículos prestadores de serviço de utilidade pública: ... V - os veículos destinados ao serviço de escolta, quando registrados em órgão rodoviário para tal finalidade; VI - os veículos especiais destinados ao recolhimento de lixo a serviço da Administração Pública.
17- São exemplos de veículos que gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando na prestação de efetivo serviço: a) As ambulâncias e os veículos de polícia e do corpo de bombeiros.
Os pré-requisitos para ser um condutor de veículo de emergência são: ser maior de 21 anos, possuir a CNH correspondente ao veículo que irá conduzir, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.
5 anos
A CESPTRAN - Cursos Especializados de Trânsito é credenciada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) pela Portaria Nº 96, de 18 de janeiro de 2021. Requisitos para a matrícula: Ser maior de 21 anos.
O motorista de ambulância deverá ser maior de 21 anos, possuir ao menos diploma de nível médio e habilitação para condução de veículos nas categorias D ou E. As exigências estão previstas no PLC 82/2017, aprovado nesta quarta-feira (8) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Para ser um técnico em enfermagem em emergências médicas é preciso ter concluído o ensino médio, o curso regular de auxiliar ou técnico de enfermagem e ter o registro de qualificação no COREN. O indivíduo também precisa ter todos os requisitos de um socorrista.
Conforme estabelecido na Resolução 168/04 do CONTRAN, o curso de condutor de transporte de emergência objetiva habilitar motoristas profissionais na direção segura de veículos de emergência e ambulâncias. Além de obrigatório, o curso trará informações imprescindíveis para os novos motoristas.
Como se tornar um motorista qualificado? 8 cursos fundamentais!
Para ser motorista desse tipo de transporte, é preciso ter mais de 21 anos de idade, ter carteira de habilitação com a categoria D e não pode ter cometido infrações graves ou gravíssimas no último ano. A pessoa que escolher essa profissão também precisa fazer um treinamento específico pra essa categoria.
Para quem deseja ser motorista de transporte coletivo é obrigatória a realização do Curso para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros ou o Curso para Condutores de Veículos de Transporte Escolar.
Selecionamos 15 cursos da EaD SEST SENAT para os estudantes que desejam complementar estudos e enriquecer o currículo.
Faça o login na plataforma EaD SEST SENAT e insira seu CPF e SENHA. Em seguida, clique em CURSOS e selecione o curso de seu interesse. Para facilitar a busca do curso clique em FILTRO e escreva o curso que deseja adquirir. Clique em QUERO ME INSCREVER.