Incerteza Expandida (U) A incerteza expandida corresponde a uma combinação de todas as fontes de incerteza obtidas no processo de medição multiplicada pelo fator de cobertura, que é o fator k. Ou seja, é a incerteza combinada multiplicada pelo fator k.
CÁLCULO DA INCERTEZA COMBINADA É a raiz quadrada da soma da incerteza do tipo B ao quadrado mais a incerteza do tipo A ao quadrado.
1.
ERROS SISTEMÁTICOS São aqueles erros cuja magnitude e sinal algébrico podem ser determinados, seguindo leis matemáticas ou físicas. Pelo fato de serem produzidos por causas conhecidas podem ser evitados através de técnicas particulares de observação ou mesmo eliminados mediante a aplicação de fórmulas específicas.
A medida direta de uma grandeza é o resultado da leitura de uma magnitude mediante o uso de instrumento de medida, como por exemplo, um comprimento com uma régua graduada, ou ainda a de uma corrente elétrica com um amperímetro, a de uma massa com uma balança ou de um intervalo de tempo com um cronômetro.
Na calibração direta são aplicadas medidas materializadas sobre o mensurado, cada uma com seu valor verdadeiro convencional que seja necessariamente conhecido. Por exemplo, blocos padrão são utilizados para mensurar o comprimento.
Principais métodos de medição
Direta: Quando o instrumento de medida é aplicado diretamente sobre o terreno; • Indireta: Quando se obtém o valor da distância com auxílio do cálculo trigonométrico. são: Trenas, Fitas de aço e a corrente do agrimensor.
Uma medição direta consiste em comparar diretamente a grandeza a medir com outra da mesma espécie e cujo valor se escolheu para unidade. ... Usa-se uma medição indireta quando se pretende medir uma grandeza que é obtida por derivação matemática de outras grandezas medidas diretamente.
Nível de Cantoneira: Equipamento em forma de cantoneira e dotado de bolha circular que permite ao auxiliar segurar a baliza na posição vertical sobre o piquete ou sobre o alinhamento a medir.
Em um processo de medição direta, além do uso da trena é comum utilizar-se de alguns acessórios tais como: piquetes, estacas testemunhas, balizas e níveis de cantoneiras. Veremos abaixo a descrição de trena e dos acessórios citados.
Instrumentos utilizados
O equipamento mais usado na topografia é o taqueômetro, que mede os ângulos horizontais, verticais e as distâncias lineares de um terreno. O nível topográfico e os lasers-scaners também são comuns na topografia. Com o avanço da tecnologia na construção civil, os drones também começaram a ser usados na topografia.
A trena é o instrumento mais simples e mais frequentemente utilizado para medir distância nos levantamentos florestais. Uma trena de 30 ou 50m é um instrumento pessoal que todo profissional florestal deve possuir.