. TEORIA PERSONALISTA: entende que o patrimônio é o objeto a ser administrado. A teoria segrega as contas que representam a situação estática (bens, direitos, obrigações e PL) das contas que representam a situação dinâmica (receitas e despesas).
Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido. Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.
Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.
J. R. Hicks, na obra Value and Capital (1946), definiu lucro como "a quantia que uma pessoa pode consumir durante um período de tempo, estando essa pessoa tão bem no final do período como estava no início".
O lucro econômico é a diferença entre a receita da empresa e os custos de oportunidade. ... O lucro contábil (que também é conhecido como resultado financeiro), por sua vez, é mais direto. Ele considera apenas a matemática do cálculo onde o lucro é o resultado da receita total menos os custos explícitos totais.
O lucro contábil é o resultado financeiro dado pela receita total menos os custos explícitos de uma empresa, conforme apurado pela contabilidade.
LUCRO TRIBUTÁVEL. O denominado "Lucro Tributável" corresponde à base de cálculo, sobre a qual incidirá o percentual (%) previsto do imposto de renda no Brasil, para os contribuintes pessoa jurídica ou física.