Um vade mecum é, de forma geral, um livro de referência de uso muito frequente e que instrui o leitor a fazer determinadas tarefas. A palavra origina-se numa expressão latina que significa "vem comigo". Em Direito, refere-se a um compêndio das obras básicas para serem consultadas facilmente.
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O VADE MECUM TRADICIONAL E O VERSÃO COMPACTA? Afinal, quais são as diferenças entre os nossos três Vade Mecum do segundo semestre? O Compacto é versão para quem procura praticidade e portabilidade, perfeito para carregar no dia a dia e consultar onde quiser, sem ocupar muito espaço ou pesar.
Fique de olho nestes 8 critérios para escolher o vade mecum ideal
Em 2021 não seria diferente. A nova edição do Vade Mecum OAB vem acompanhada das Etiquetas Marca Fácil, marcação permitida no Exame de Ordem, que funciona como um índice externo e agiliza sua consulta nas provas. ESSE É IDEAL PARA LEVAR PARA A PROVA!
destaque colorido nas mais recentes atualizações legislativas; índices remissivos por Código, índice das principais atualizações na contracapa, índice alfabético-remissivo unificado em cores, com verbetes para CF, Códigos, Estatutos, Legislação Complementar, Regimentos Internos, Súmulas, OJs, Precedentes e Enunciados.
Saiba o que você pode ou não levar na primeira fase da OAB
Sim, mas somente na segunda fase da prova da OAB. Na primeira, nenhum tipo de consulta é permitida. Na segunda fase, o candidato pode levar o seu Vade Mecum para ajudá-lo a responder às questões das provas dissertativa e prático-profissional. Porém, o Código não pode conter anotações e comentários feitos por você.
A resposta é não! A prova objetiva da OAB (1ª fase) não tem possibilidade de consulta, portanto os examinandos devem fazer as questões de múltipla escolha sem o apoio de nenhum material, inclusive o Vade Mecum.
O vade de Penal do professor Geovane é simplesmente o MELHOR do mercado para a 2ª fase em Direito Penal! Feito por quem sabe fazer DO ZERO um vade mecum. DETALHE: o vade está saindo por R$ 99,00 no site da Editora. É o vade atualizado MAIS BARATO do mercado.
As simples remissões no vade mecum nada mais é do que indicar na folha do vade a existência de leis, artigos, súmulas ou ojs. Vocês não podem colocar informações extras. As simples remissões podem ser feitas livremente, sem restrições quanto a quantidade.
As simples remissões no vade mecum nada mais são do que indicar na folha do vade a existência de leis, artigos, súmulas ou OJs. Vocês não podem colocar informações extras. ... 724 do CC" ou "Vide Súmula 126 do TST" ou ainda "Lei 8.
Na utilização do Vade Mecum, você não pode usar post-it, nem mesmo em branco, para sinalizar nenhuma marcação ou divisão. Para isso, use os clipes coloridos ou etiquetas impressas de fábrica já com as simples remissões.
Utilize várias cores Como são várias as disciplinas e os temas a serem estudados, a saída é utilizar algumas cores para que nossa mente faça associações mais rapidamente. Além de destacar o mais importante do texto, o marca-texto pode ser usado para contextualizar um assunto em um livro com vários temas.
Não é permitido escrever nos materiais utilizados para separar as páginas do Vade Mecum, mas é possível escrever diretamente no código para fazer as remissões. A remissão no Vade Mecum é o simples fato de indicar na folha a existência de leis, artigos, súmulas ou OJs.
E como funciona a estruturação de peça no vade mecum? Ela é a soma da indicação do: fundamento da peça + hipóteses de cabimento + competência + pedidos específicos + indicação de exclusão de outras peças + indicação de eventuais preliminares.
Dica valiosa para quem escolheu Direito Penal na Segunda Fase. A marcação com clipes pode complementar a marcação com marca-texto. Exemplo: Marcar no índice, com a cor rosa, as leis que digam respeito a crimes hediondos e equiparados. Colocar os clipes da cor rosa nessas leis.