Exemplos de cistos de desenvolvimento: Cisto dentígero. Queratocisto odontogênico. Cisto odontogênico ortoqueratinizado.
A gengivite pode ser definida como a forma mais leve (ou inicial) da doença periodontal. Seus principais sintomas incluem a vermelhidão da região gengival e o sangramento fácil da área, que pode aparecer, por exemplo, durante a mastigação ou escovação cotidiana dos dentes.
A principal causa de inflamação na gengiva é o acúmulo de placa bacteriana. A exposição do tecido gengival à placa dental resulta na inflamação dele, e esse é considerado um sinal clínico de gengivite. Entre os indícios desse quadro estão alterações de cor, tamanho, forma, consistência e tendência a sangramento.
1 Muitas vezes, o sangramento da gengiva pode ser causado pela formação da placa bacteriana ao redor, na parte superior e entre os dentes. Exceto quando removidas (geralmente por escovação), essas bactérias podem irritar sua gengiva, causando o sangramento.
Essas "manchas"são normais em pacientes de pele escura ou se for localizada, pode ser inclusive de restaurações. Olá. Essa mancha escura na gengiva pode ser devido a uma cor mais morena da pele ou a uma pigmentação por amálgama de prata ( restauração antiga de metal). Consulte um dentista para avaliar.
Um tratamento simples e eficiente para recuperar gengivas escuras é a microabrasão gengival. Realizada em uma única consulta, o procedimento, semelhante ao peeling dérmico utilizado para remover manchas sobre a pele, remove as camadas mais superficiais das gengivas e mucosas que apresentam manchas escurecidas.
O custo do tratamento pode variar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil por arcada, dependendo do grau de pigmentação e da área a ser trabalhada. O pós operatório requer cuidados com a alimentação, que deve ser sem alimentos fibrosos, condimentados, ácidos, gordurosos.
O tratamento para endireitar os dentes passa, normalmente, pelo tratamento ortodôntico, através da colocação de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário que é usado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes. As forças exercidas pelo aparelho permitem a movimentação dos dentes para a sua posição correta.
No entanto, o tempo de utilização do levante é, em média, de quatro meses e, levando-se em consideração que após esse período o tratamento se prolonga por mais 20 meses aproximadamente, alguma recidiva, se houvesse, ocorreria durante o tratamento.
Já nos adultos o tratamento passa normalmente pela cirurgia ortognática ou cirurgia de mordida cruzada, sendo que esta operação permite o “reposicionamento” dos maxilares. Se a mordida cruzada ocorrer isoladamente num ou noutro dente separadamente, a correção poderá também passar pela colocação de prótese fixa.