Os pontos extremos do Brasil
Pontos extremos são locais que estão no limite de determinado território, delimitando-o. Partindo de uma parte central de determinado local, os pontos extremos são os pontos mais longínquos desse centro. Logo, esses pontos costumam marcar fronteiras entre cidades, estados e países.
monte Caburaí
No sentido leste-oeste, o Brasil apresenta 4.
Na extensão longitudinal, os pontos extremos do Brasil localizam-se a oeste, no Acre, na Serra da Contamana, na nascente do Rio Moa; e a leste, na Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba. A distância entre esses pontos extremos de leste a oeste é de 4.
Na extensão longitudinal, os pontos extremos do Brasil localizam-se a oeste, no Acre, na Serra da Contamana, na nascente do Rio Moa; e a leste, na Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba. A distância entre esses pontos extremos de leste a oeste é de 4.
Na geografia os pontos extremos são locais que estão no limite de determinado território, delimitando-o. Normalmente, temos que o desenvolvimento desses pontos sejam definidos a partir de questões políticas que envolvem posses territoriais de uma maneira geral.
arroio Chuí
Os marcos naturais que identificam os pontos extremos do território brasileiro são: a nascente do Rio Ailã, o Arroio Chuí, a nascente do Rio Moa e a Ponta do Seixas. Norte: temos como marco natural a nascente do Rio Ailã, que nasce no monte Caburaí, localizado no município de Uiramutã no estado de Roraima.
Sendo o ponto mais oriental do continente americano a Ponta do Seixas. E logo após a Serra da Contamana no Acre é considerada o extremo-leste do território brasileiro. Veja no mapa sobre os extremos do Brasil a como se dá essa conexão.
ponta do Seixas
O Arroio Chuí é um pequeno curso d'água localizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, sendo conhecido por ser o ponto extremo sul do Brasil.
Sul - Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. Norte - nascente do Rio Ailã, no Monte Caburaí, em Roraima. Leste - Ponta do Seixas, na Paraíba. Oeste - nascente do Rio Moa, na Serra Contamana, no Acre.
Uma das praias mais procuradas da Paraíba, famosa por ser o primeiro ponto onde o Sol nasce no Brasil. A Ponta do Seixas fica a 14 km do centro de João Pessoa, capital da Paraíba.
É na Praia da Ponta do Seixas que está localizado o Extremo oriental das Américas, onde o dia nasce mais cedo do que em qualquer outro ponto das Américas.
O destino do Tô de Folga desta sexta-feira (8) é João Pessoa, a cidade onde o sol nasce primeiro do que nas outras cidades do Brasil. ... Isso acontece porque estamos no pedacinho mais oriental das Américas: a Ponta do Seixas, em João Pessoa.
Gisborne, a cerca de 480 quilômetros de Auckland e a 525 quilômetros da capital Wellington, é famosa por ser considerada a “primeira” cidade a celebrar o nascer do sol – e, portanto o ano-novo – no mundo.
João Pessoa está localizada no ponto mais estremo ao leste do Brasil, onde o sol nasce primeiro nas Américas – antes das 5h. E o marco principal é Praia da Ponta do Seixas.
Ou conhecido como o lugar “Onde o sol nasce primeiro no Brasil”. Mas isso não era assim. O ponto mais leste, na realidade era a Barreira do Cabo Branco (falésias), entretanto, devido ao processo de erosão que vem sofrendo, atualmente passou o título à pequena praia da Ponta do Seixas.
Poente ( ) nascente( ) entardecer ( )
No nordeste o sol à pino não é ao meio-dia, em Recife é poucos minutos antes das 11:00, em Fortaleza às 11:30. Todos os estados do nordeste deveriam adiantar uma hora o relógio e adotar o fuso GMT -2, com exceção do Maranhão.
O Estado do Acre é o mais ocidental do país. Aqui está a extremidade oeste do Brasil com a nascente do Rio Moa na Serra Contamana na fronteira com o Peru. O Acre é um dos Estados menos populosos do país. A única grande cidade é a capital Rio Branco e uma outra cidade importante é Cruzeiro do Sul.
TJAC presta mais de 5 mil atendimentos em cidade isolada do Acre. A cidade, situada na confluência dos rios Tarauacá e Jordão, é uma das mais isoladas do país permitindo acesso somente fluvial e aéreo.
estado do Acre
Goiânia