Riso sardônico , Med : a) riso provocado por espasmo, parecido com um arreganhar de dentes, especialmente no tétano; riso canino, trismo sardônico; b) por ext riso de sarcasmo parecido ao de um animal atacado por espasmo facial. Perdido de riso : que ri sem controle, que ri em excesso.
A vacina DTPa é administrada na rede privada como parte da vacina Hexavalente e da vacina Pentavalente. Na rede pública a vacina DTPa também está disponível para casos específicos nos Centros de Referência para Imunobiológicos especiais (CRIEs).
A vacina deve ser fortemente agitada e inoculada por via intramuscular profunda na região do deltoide (região superior externa do braço) ou no glúteo. Não administrar por via intravenosa, intradérmica ou subcutânea. A vacina deve ser conservada sob refrigeração à temperatura entre +2ºC e +8°C.
A vacina dupla adulto (dT) é indicada como reforço para tétano e difteria, após os 7 anos de idade. Deve ser atualizada a cada dez anos, em todos os indivíduos.
A vacina é utilizada na rede pública para a proteção das pessoas que não iniciaram ou não terminaram o esquema contra difteria e tétano até os 7 anos de idade e para as doses de reforço a cada dez anos. Contraindicações: Apenas pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina ou a dose anterior.
A vacina contra tétano e difteria (dT) pode causar reações? Pode, como qualquer outra vacina, mas as reações são habitualmente brandas, quando ocorrem. As mais comuns (dor, vermelhidão e induração) são relacionadas ao local de aplicação da vacina, que é intramuscular.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pela vacina antitetânica são considerados efeitos locais, como por exemplo dor e vermelhidão no local da injeção. É comum que após a administração da vacina, a pessoa sinta o braço pesado ou dolorido, no entanto esses efeitos passam ao longo do dia.
A vacina dupla adulto (dT) é indicada como reforço para tétano e difteria, após os 7 anos de idade. Deve ser atualizada a cada dez anos, em todos os indivíduos.