Constitui-se numa forma de entretenimento para adultos e crianças. Quem manipula uma marionete é um titereiro ou marionetista.
O boneco de fantoche, boneco de luva ou boneco mamulengo como é conhecido no nordeste é feito com cabeça de madeira, de massa ou papelão, vestindo, coberto por um pano, no qual os movimentos são produzidos pela mão. Em seu manejo geralmente o dedo indicador é colocado na cabeça e o polegar e o médio nos braços.
As estórias contadas geralmente são improvisadas, com diálogos inventados na hora, de acordo com a situação e a reação do público, misturando diversos personagens como animais, cobras, bois, onças, pessoas, vaqueiros, latifundiários, bandidos, o padre e entidades sobrenaturais como, o Diabo, a Alma, a Morte ou ...
A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela surgiu de mão molenga, mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao boneco. Suas apresentações eram em praça pública, em geral durante os festejos religiosos. A arte do mamulengo é praticada desde a época colonial.
Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.
É um teatro nascido no final do século XX, em uma Europa invadida pelos objetos made in China. Qualquer que seja a história contada, o teatro de objetos fala sobre nós, por meio dos objetos manufaturados reconhecíveis por todos” (CARRIGNON, MATTÉOLI, 2006, p.
O Teatro de Bonecos nasceu há muito tempo atrás, no Oriente, principalmente na China, na Índia, em Java e na Indonésia. Lá ele conquistou um status espiritual e era tratado com muita reverência.
Como espetáculo, o teatro de animação teve sua origem juntamente ao teatro grego. Ele surgiu na GRÉCIA ANTIGA (1.
Não há um nome ou referência histórica sobre "quem" criou o Teatro de Bonecos. Registros apontam para o surgimento desta arte há algumas centenas de anos, no Oriente (em especial na China, Índia, Indonésia). Nessa região, o Teatro de bonecos possuía um caráter religioso, sendo tratado com muita distinção e reverência.
Durante a Idade Média, a Igreja Católica usou o teatro de marionetes para difundir o espírito religioso, criando uma forma de espetáculo que foi também denominado. de. ( ) auto de Aparecida. ( ) Presépio.
É da maior importância considerar que o teatro de bonecos será um dos mais eficazes instrumentos de ensino num futuro bem próximo. Com o boneco nas mãos o professor poderá alfabetizar, contar histórias, dar aulas de geografia, ciências, história, matemática, utilizando qualquer uma das técnicas possíveis.
O Teatro de Bonecos pode agir na escola como um ótimo recurso educativo, pois além de motivar e divertir, possibilita que o conhecimento seja construído a partir da pesquisa, da interligação das diversas áreas de aprendizagem e da relação feita entre diferentes conteúdos.