Em termos técnicos, o valgo dinâmico se caracteriza por adução e rotação interna do quadril na fase de resposta à carga. Ou seja, o fêmur, osso da coxa, cai e roda para dentro quando o peso do corpo vem para cima do joelho na passada.
Quando o joelho é torto apontando “para fora”, nós chamamos de joelho varo, ou genovaro. O contrário, quando o joelho aponta “para dentro”, chamamos de joelho valgo, ou genovalgo. Para entender melhor, imagine-se montado num cavalo.
O joelho valgo, também conhecido como geno valgo ou pernas em tesoura, é uma forma de mau alinhamento das pernas na qual, ao olhar a pessoa de frente, os joelhos ficam próximos um do outro e os pés se afastam.
Para evitar a condromalácia, joelhos precisam estar alinhados, principalmente em exercícios como agachamento e leg press. Veja alguns cuidados na academia. O joelho é a maior articulação do corpo humano e uma das mais sensíveis por conta da sua anatomia e porque sustentam boa parte do nosso peso corporal.
Como evitar lesão no joelho?
Musculação - As atividades que exigem maior força do joelho podem ser realizadas, desde que a musculação seja feita com supervisão de um profissional e liberação médica. “O médico vai avaliar e identificar as causas da dor no joelho.
Movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalos durante as séries pode causar diversos problemas no joelho. Os mais comuns são desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos.
Para proteger os joelhos, é importante realizar um aquecimento com esteira, bicicleta ergométrica ou movimentos de membros superiores antes de praticar qualquer exercício ou modalidade esportiva, como futebol, tênis ou vôlei.
Utilize joelheiras As joelheiras garantem a estabilidade dessa articulação durante os exercícios, o que impede que movimentos realizados durante o treino acabem provocando danos no seu joelho.
Assim, algumas estratégias que podem ajudar a aliviar a dor depois da corrida incluem:
Aplique compressa morna comum pano morno ou uma gaze molhada em chá de camomila morno sobre o joelho que dói durante 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia, para aliviar a dor quando o joelho já não está inchado.
Descanse – O corpo precisa de descanso para se recuperar do desgaste da atividade física. 5. Respire – É importante que a respiração seja abdominal para evitar a contração desnecessária de músculos.
Ao se sentir a dor, basta interromper a causa, ou seja, interromper o exercício (passar a caminhar ou diminuir a velocidade da corrida), então se inclinar para frente. Em seguida, após o fim da dor, retomar a atividade.
Quando o ritmo da corrida está intenso, o atleta não consegue suprir à quantidade de oxigênio que o diafragma necessita, ocorrendo à produção de ácido lático, que causa a dor lateral na barriga”, explica.