A compra por compulsão é um problema emocional que afeta diretamente o bolso de quem é acometido por ela. Considerada uma doença, a oniomania consiste no ato de adquirir bens desnecessários em excesso e tem como motivação uma vontade incontrolável pelo gasto.
A compulsividade remete a aquelas pessoas que não conseguem se conter. Em termos práticos, a característica pode ser definida como a necessidade de falar e/ou agir sem planejamento prévio.
Uma característica marcante em uma pessoa compulsiva é a de ser tomada por uma pressão interna que, normalmente, faz com que ela tome uma atitude impensada. Por exemplo, um comprador compulsivo pode assumir um desejo de consumir tão grande que ele não avalia se aquela aquisição é necessária ou não.
Os acumuladores compulsivos são pessoas que têm uma grande dificuldade em se descartar ou deixar seus pertences, mesmo que já não tenham qualquer utilidade. Por esse motivo, é comum que a casa e até o local de trabalho dessas pessoas tenha muitos objetos acumulados, impedindo a passagem e o uso de várias superfícies.
Os sintomas do Transtorno do Comprar Compulsivo (TCC)
Veja abaixo o que você pode fazer para ter ajudar uma pessoa com TOC.
O que caracteriza o TOC são obsessões ou compulsões recorrentes, que consomem tempo e causam sofrimento à pessoa. O paciente com TOC tem medos, desconfortos, pensamentos irracionais e repete atos, acompanhados de ansiedade e mal-estar. E, no fim, vira escrava daquele comportamento.
Provavelmente concorrem vários fatores para o seu aparecimento: de natureza biológica envolvendo a predisposição genética, alterações funcionais e da neuroquímica cerebrais, e fatores psicológicos como aprendizagens de formas erradas de lidar com medos e ansiedades, como por exemplo, fazer rituais para livrar-se de uma ...
A origem fisiológica do TOC tem relação com baixos níveis do neurotransmissor serotonina no cérebro, mas ainda é pouco conhecida. Acredita-se que a doença possa ter diversas origens. Por causa disso, não existem exames laboratoriais de TOC, e o diagnóstico é feito com base em sintomas e comportamento.
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno comum, crônico e duradouro. É caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. O Transtorno Obsessivo Compulsivo é considerado uma doença mental grave. Ela está entre as dez maiores causas de incapacitação, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Estudos apontam que a neuroquimica é alterada mediante estimulação externa ou interna (acontecimentos na vida ou pensamentos). No caso do TOC, ocorre intensa ansiedade a ser eliminada e seu cérebro terá desequilibrio de serotonina, por exemplo, e outros neurotransmissores.
Pacientes com TOC frequentemente têm depressão De acordo com o médico, cerca de 80% a 90% dos pacientes com o transtorno obsessivo compulsivo apresentam um episódio depressivo ao longo da vida.
Os pacientes com TOC foram selecionados a partir de um outro estudo realizado no INPD, o SMART, produzido pela pesquisadora Roseli Gedanke Shavitt. Segundo a literatura, pacientes com TOC apresentam dificuldades de memória e de funções executivas, como planejar e executar um determinado comportamento.