A Luta Olímpica atualmente é dividida em três estilos: Greco-romano, Livre masculino e Luta feminina. Os três estão presentes no cronograma olímpico com seis categorias de peso cada. No total serão distribuídas 72 medalhas na edição dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Cada estilo possui ainda duas categorias não olímpicas.
O esporte busca combinar a força física com a estratégia de combate. As lutas são disputadas em dois períodos de três minutos cada. É considerado o vencedor do combate aquele lutador que mantiver o oponente com as costas presas ao tapete ou receber a maior pontuação por movimentos técnicos.
Como em outras promoções de luta profissional, os programas da WWE não são competições reais e extremas, mas puramente baseadas em entretenimento. No entanto, os movimentos podem colocar os atletas em risco de lesão se não forem realizados corretamente.
Mantenha-se em forma levantando peso, fazendo atividades cardiorrespiratórias e participando de lutas. Para lutar, entre em uma academia ou clube de luta livre. Você também pode ir até onde as lutas acontecem e falar que está disposto a lutar de graça.
A diferença entre as duas, porém, é muito simples de ser entendida. Os praticantes de greco-romana não podem utilizar as pernas para aplicar os golpes, enquanto o estilo livre permite o uso dos membros inferiores. O golpe é caracterizado quando o lutador consegue fixar os ombros do adversário no chão.
Salvo exista alguma restrição física, o que deve ser devidamente avaliado por um médico, qualquer um pode fazer aulas de luta livre. No caso da BWF, basta se informar pelos contatos disponíveis no site bwf.com.br.
As lutas são caracterizadas pelo uso de técnicas de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois ou mais competidores. Existem diferentes estilos de lutas e elas podem variar conforme as regras. As técnicas de lutas estão presentes nas artes marciais e também em sistemas militares.
Mas os grandes responsáveis pela introdução da modalidade no mundo esportivo foram os gregos. A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. ... O modelo de luta dos gregos inspirou os franceses a criar, no início do século 19, o estilo hoje conhecido como luta greco-romana.
A luta é uma atividade esportiva mais antiga. Muito antes de ser considerada como um esporte, a luta tinha o conceito básico de defesa e de ataque, no sentido de demonstrar superioridade em um confronto.
Os movimentos utilizados são: chaves, estrangulamentos e imobilizações. Seus principais representantes são: Judô, Sumo e Jiu Jitsu. Percussão: Tipo de luta que tem por objetivo tocar o adversário para somar pontos e vencer. Principais representantes: Boxe, Taekwondo, Karatê, Esgrima e Muay Thai.