As hipercromias são desordens de pigmentação que tem origem numa produção exagerada de melanina. Essas man- chas podem surgir devido a fatores como envelhecimento, alterações hormonais, inflamações, alergias e exposição solar, dentre outros.
Use sempre um protetor solar O excesso de exposição solar sem uso de proteção é uma das causas da hiperpigmentação da pele. Aplicar diariamente o protetor solar com FPS 30 ou superior antes de sair de casa ajuda a evitar essa alteração de tonalidade e outros problemas, como ressecamento, queimaduras e câncer.
A luz do sol tem raios ultravioletas que são capazes de estimular os melanócitos, células da pele que são responsáveis pela pigmentação. Acredita-se que no melasma essas células produzam pigmento em excesso em algumas áreas do rosto, causando as manchas.
– Usar filtro solar com fator de proteção alto e com cor, principalmente na mancha; – Na piscina ou na praia, reaplicar o protetor a cada duas horas; – Utilize chapéus, viseiras de aba larga, bonés e óculos escuros para proteger o rosto; – Fique à sombra do guarda-sol.
Otimize o poder clareador com um filtro solar que ajuda a clarear manchas na pele. Além dos protetores comuns, existem muitos produtos com ação clareadora para tratar as manchas na pele, como o Idéal Soleil Clarify com cor FPS 60 de Vichy.
Os dois produtos são protetores para pele oleosa e mista, depois de alguns minutos de aplicação eles estão mais sequinhos, mas por conta da consistência deles, você sente eles um pouco na pele. O Vichy apresenta mais luminosidade e o La Roche é mais opaco, puxando para o mate.
Tabela de Comparação dos Melhores Protetores Solares em Creme
Qual é o melhor protetor solar para pele sensível? Alguns protetores solares podem causar sensações de ardor desagradáveis na pele sensível. Escolha um protetor com amplo espectro UVA-UVB, testado nas peles mais sensíveis, como a linha ANTHELIOS da marca especialista em peles sensíveis La Roche-Posay.