Diante do exposto, podemos definir variação anatômica como sendo toda diferença morfológica que não acarreta transtorno funcional. Um outro exemplo mostra a figura 6: Dois estômagos que são diferentes quanto à forma. Vê-se claramente que o estômago a é alongado enquanto que o estômago bé curto.
Normal, para o anatomista, é o estatisticamente mais comum, ou seja, o que é encontrado na maioria dos casos. Variação anatômica é qualquer fuga do padrão sem prejuízo da função.
Significado de Monstruosidade Toda anormalidade de caráter genético apresentada por alguém. ... Algo ou alguém que possui características atípicas ou anormais. Relativo ao que é inimaginável ou excepcional. Algo extraordinário ou muito diverso do que regularmente sucede: anomalia.
A normalidade é um estado padrão, normal; é aquilo considerado correto, justo sob algum ponto-de-vista (WIKIPEDIA, 2010a). Sob determinada égide social, cultural é normal tudo que esteja conforme uma regra, mesmo que seu valor seja apenas presumido.
1 Estado ou qualidade do que é anômalo; anormalidade, defeito, irregularidade. 2 Gram Irregularidade de formas e/ou construções que não seguem as regras da gramática tradicional. 3 Astr Qualquer tipo de irregularidade periódica no movimento orbital de um planeta.
Define-se este último como sendo qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, enquanto presente durante a vida embrionária ou fetal, é capaz de produzir alterações na estrutura ou função do concepto. Nem toda a variação presente no desenvolvimento é considerada uma anomalia.
As principais causas das anomalias são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.
O teste padrão o mais comum da anomalia é thrombocytopenia (um baixo número da plaqueta) seguido pelo neutropenia (baixa contagem de glóbulo branca). Os pacientes com estas deficiências do glóbulo estão em um risco aumentado de sofrer uma hemorragia ou uma infecção.
Conheça os principais tipos de doenças no sangue
Os sintomas são causados mais frequentemente por reduções dos componentes do sangue.
O tipo de doença do sangue dependerá do componente sanguíneo afetado como as anemias (glóbulos vermelhos), as leucemias (glóbulos brancos), púrpura trombocitopênica imune (plaquetas) e hemofilias (proteínas plasmáticas).
A confirmação diagnóstica da leucemia é feita com o exame da medula óssea, o mielograma.
O principal exame de sangue para confirmação da suspeita de leucemia é o hemograma. Em caso positivo, o hemograma estará alterado, mostrando na maioria das vezes um aumento do número de leucócitos (na minoria das vezes o número estará diminuído), associado ou não à diminuição das hemácias e plaquetas.