Apesar de não causarem queimaduras, os raios ultravioleta do tipo UVA causam sérios danos nas fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce, pois conseguem atingir as camadas mais profundas da pele. Os do tipo UVB causam queimaduras na pele e vermelhidão.
RADIAÇÃO NÃO - IONIZANTE A luz UV danifica o DNA das células expostas que inibem a replicação correta do DNA. Radiações Ionizantes - Radiações de pequeno comprimento de onda e portanto de alta energia e penetrabilidade.
Métodos de controle do crescimento microbiano Métodos físicos: Temperatura, radiação, filtração. Desscação, remoção de oxigênio e Vibração ultrassônica. Métodos químicos: Desinfetantes, antissépticos preservativos usados em alimentos.
A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC. Os raios UVA possuem um comprimento de onda de 320 a 400 nm e são os de maior incidência na superfície da Terra, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio.
A radiação ultravioleta, também conhecida pela sigla UV, pode ser subdividida em três tipos de raios, UVC, UVB e UVA, de acordo com o seu comprimento de onda. A camada de ozônio que envolve a Terra consegue absorver grande parte desses raios, impedindo que boa parte deles chegue à superfície terrestre.
A radiação UV é dividida em três categorias, conforme o seu comprimento de onda: UVA (315-400 nm), UVB (290- 315 nm) e UVC (100-290 nm). ... A ordem crescente de energia das radiações UVA, UVB e UVC são, respectivamente. UVB < UVA < UVC. UVC < UVB < UVA.
O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.
Os raios UVA e UVB são formas de radiação capazes de penetrar nas camadas da pele e destruir células, desestabilizar DNA e outras moléculas, com o excesso de exposição, problemas de saúde como o câncer de pele e o envelhecimento precoce são os efeitos mais graves.
A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. ... A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele.
TABELA DE EXPOSIÇÃO SEGURA AO SOL, EM MINUTOS
UVA, que penetra na derme e altera o DNA celular, e UVB, que não passa da epiderme e é responsável pela hiperemia.