As pontadas na cabeça normalmente acontecem devido a noites mal dormidas, excesso de estresse, cansaço, desidratação ou resfriados, sendo na maioria das vezes indicativa de enxaqueca ou dor de cabeça tensional, por exemplo.
O choque é um quadro clínico com risco à vida em que o fornecimento de oxigênio para os órgãos é baixo, causando danos a esses órgãos e, às vezes, morte. A pressão arterial geralmente é baixa. (Consulte também Pressão arterial baixa).
A pontada na barriga é a sensação de dor na região abdominal que aparece por causa de condições relacionadas ao consumo de alimentos ricos em carboidrato e lactose, por exemplo, que levam à produção de gases intestinais em excesso ou prisão de ventre.
Choque Pirogênico: Caracteriza- se por uma reação febril devido à presença de pirógenos e contaminação de soluções e material utilizados na administração por via endovenosa.
O que é: É a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois.
Popularmente conhecido como ataque do coração, o infarto agudo do miocárdio pode chegar de repente e levar o paciente à morte. Ele acontece quando há a obstrução de uma das artérias coronárias que irriga o coração. “O mecanismo dessa obstrução é a formação de uma placa chamada de ateroma que é formado de gordura.
Infarto agudo do miocárdio é necrose miocárdica resultante de obstrução aguda de uma artéria coronária. Os sintomas incluem desconforto torácico com ou sem dispneia, náuseas e diaforese. O diagnóstico é efetuado por ECG e pela existência ou ausência de marcadores sorológicos.
Para o Dr. César Jardim o tabagismo, hipertensão arterial, sedentarismo, obesidade e estresse são fatores de risco para o infarto.
A causa de ataques cardíacos e AVCs geralmente são uma combinação de fatores de risco, como o uso de tabaco, dietas inadequadas e obesidade, sedentarismo e o uso nocivo do álcool, hipertensão, diabetes e hiperlipidemia.
4 fatores de risco para o infarto
É comum ouvirmos a afirmação de que o infarto em jovens costuma ser fatal, impossibilitando o socorro às vítimas. Por outro lado, alguns acreditam que essa possibilidade seja remota, considerando a faixa etária entre 20 e 40 anos.