CAUSAS DA VISÃO DESFOCADA. A visão turva geralmente acontece devido a um problema no olho. Aqui podes encontrar mais informações sobre miopia, presbiopia, astigmatismo e DMRI, tudo problemas que podem causar visão desfocada.
ÓCULOS OU LENTES DE CONTATO – Miopia, hipermetropia e astigmatismo são erros de refração e as causas mais comuns da visão embaçada. Eles acontecem quando a curva do olho fica no caminho da luz focando diretamente na retina – que processa os raios de luz em sinais que o cérebro consegue ler.
Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a controlar o diabetes e a proteger sua visão!
A visão turva ou embaçada é um sintoma relativamente comum, especialmente em pessoas que têm algum problema de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo. Nesses casos, geralmente indica que pode ser necessário corrigir o grau dos óculos e, por isso, é importante marcar uma consulta no oftalmologista.
A retinopatia diabética geralmente afeta ambos os olhos e se não diagnosticada e tratada precocemente pode levar a cegueira irreversível. No entanto, o aparecimento ou progressão da doença pode ser prevenido pelo controle adequado dos níveis de glicose no sangue.
No que tange à visão, a diabetes leva a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, e como os dos olhos são muito pequenos, liquidos, sangue e gorduras podem extravasar, levando à retinoplastia diabética. Já o movimento é devido ao mesmo motivo, que incapacita aos poucos a locomoção.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Para saber se pode estar com diabetes tipo 2, selecione aqui os seus sintomas:
Não nos surpreenderia se houvesse uma relação entre a diabetes e a dor de cabeça. Afinal de contas, é sabido que a diabetes tem efeitos nas nossas fibras nervosas e nos vasos sanguíneos, ambos com um papel importante na origem da dor de cabeça.
A dor abdominal pode ser sinal de várias doenças, desde uma virose até uma Cetoacidose Diabética. A Cetoacidose Diabética é uma situação potencialmente grave, que deve ser tratada prontamente, mais comum em paciente diabéticos que fazem uso contínuo de insulina (Tipo 1).
É a chamada gordura abdominal. Ela é bastante perigosa, pois, provoca a resistência à insulina, hormônio que é responsável por utilizar a glicose como energia no nosso organismo. Quando acontece essa resistência, o corpo passa a não utilizar o açúcar de maneira correta, desequilibrando todo o sistema.
A falta de controle da glicemia afeta a motilidade gástrica e o esvaziamento gástrico retardado dificulta o controle da glicemia, sendo responsável pelos sintomas gastrointestinais (saciedade precoce, empachamento pós-prandial, dor epigástrica, náuseas e vômitos), em um processo de retroalimentação17,35,42,45-48.
O excesso de açúcar no sangue, cientificamente chamado hiperglicemia, ocorre quando a taxa de glicose sanguínea em jejum está acima de 100 mg/dL, situação que se for persistente pode trazer consequências ruins ao funcionamento dos órgãos e por isso deve ser tratada adequadamente com dieta, exercícios físicos e ...
A causa mais comum de aumento persistente da glicose no sangue (hiperglicemia) é o diabetes mellitus. Outros fatores, tais como as infecções agudas graves e a ingestão de alguns medicamentos (exemplo: corticoides) podem provocar hiperglicemia temporária.