Xilogravura é uma técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. Esse processo é muito parecido com o carimbo.
Existem dois tipos de xilogravura: a xilogravura de fio e a xilografia de topo que se distinguem através da forma como se corta a árvore.
xilogravura
A litografia (lithos = pedra e graphein = escrever) é conseguida por um processo químico sobre uma matriz de pedra porosa e de superfície rigorosamente polida.
O título da gravura é chamado de "Inauguração da ferrovia de Munique-Ausburg, de 1839, sendo que o contexto histórico ela foi produzida é o da Revolução Industrial. ... A paisagem retratada na gravura confirma essa passagem do texto, pois por onde passava a industrialização, a natureza basicamente desaparecia da paisagem.
A palavra litogravura ou “litografia” é derivada das palavras gregas: “lithos”, que significa “pedras”, e “grafien”, que significa “escrever”. A litogravura é um estilo de impressão que funciona como uma gravação feita por meio de desenhos sobre uma matriz porosa.
Arte de reproduzir pela impressão desenhos feitos com um corpo gorduroso em pedra calcária. (A litografia foi inventada em 1796 por Senefelder.). Gravura impressa por esse processo: coleção de litografias. Oficina de litógrafo.
Significado de Litografar verbo transitivo Imprimir pelo processo da litografia.
A litografia (de lithos, "pedra" e graphein, "escrever") é descoberta no final do século XVIII por Aloys Senefelder (1771-1834), dramaturgo da Bavária que busca um meio econômico de imprimir suas peças de teatro.
Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.