Um texto híbrido pode ser conceituado como aquele que apresenta diversos assuntos dentro de um único texto, sendo assim ele pode conter tanto palavras, quando imagens, entre outros. O Conceito de híbrido pode ser entendido como algo que resulta de uma mistura seja de dois ou mais elementos que são diferentes.
O termo hibridismo no contexto linguístico é usado para designar o surgimento de novos gêneros.
A leitura de um texto híbrido como o literário infantil necessita de um interlocutor consciente da interação entre os elementos que o constituem.
A intergenericidade, ou intertextualidade intergêneros, consiste na fusão de gêneros diferentes para cumprir um determinado propósito comunicativo. Os gêneros textuais são tipos estáveis de enunciados com estruturas e conteúdos temáticos que facilitam sua definição.
A intertextualidade intergenérica, ou intergenerici- dade, ou seja, a propriedade de um gênero trazer, em sua estrutura composicional, características de outros gêneros (sendo estas referentes à estrutura ou ao objetivo comuni- cacional) é, certamente, um tema profícuo para o estudo em análise de gêneros e, por isso, é ...
Sequências textuais Ao se falar em tipo textual , costuma-se utilizar o adjetivo predominante. Observe: gênero romance - tipo textual predominante: narrativo. carta de opinião - tipo textual predominante: argumentativo.
A sequência tipológica narrativa indica ação, percebe-se a mudança de estado e a sequência dos eventos não podem ser alterados. O tipo narrativo apoia-se em fatos, personagens, tempo e espaço. Os fatos, na narrativa, mantêm uma relação de causa e efeito.
Um texto, oral ou escrito, pode ser produzido com base em diferentes sequências discursivas — narrativas, expositivas, argumentativas, conversacionais e instrucionais. Essas sequências discursivas são responsáveis pela organização interna do texto.
Sequencia Expositiva: ela apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central da sequencia.
Geralmente, uma sequência discursiva predomina....Tipos Textuais.
Muito comum esse tipo de texto ser abordado no contexto escolar e acadêmico, uma vez que inclui formas de apresentação, tais como: seminários, artigos acadêmicos, congressos, conferências, palestras, colóquios, entrevistas, dentre outros.
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Características do texto injuntivo: Tem mais depois da publicidade ;) → Utiliza uma linguagem simples e objetiva; → Permite a liberdade de ação do leitor; ... Exemplos de texto injuntivo: bula de remédio, manual de instrução, receita culinária etc.
Como exemplos representativos, podemos citar uma infinidade deles: receitas culinárias, bulas de medicamentos, manuais de instrução relacionados a aparelhos eletroeletrônicos, guias e mapas rodoviários, editais de concursos públicos, manuais referentes a jogos com um todo, dentre outros.
Mas é preciso que entendamos que todo texto tem um objetivo específico no que se refere à mensagem transmitida. Existe um tipo textual muito útil no nosso dia a dia, e sempre que precisamos lá estamos nós a sua procura. São os chamados Textos Instrucionais. Os mesmos têm função única e exclusivamente informativa.
A questão da linguagem é um exemplo nítido desta ocorrência. Diante disso, daremos ênfase aos aspectos estruturais dos chamados textos instrucionais, os quais pertencem aos gêneros textuais, cuja finalidade do discurso é de instruir, orientar sobre algo.