Que imagem a empresa tinha dos funcionários? A empresa tinha a imagem do trabalhador como peças de produção, sem nenhuma proucupação com o ser-humano.
Logo no início do filme, é mostrado ao fundo um grande relógio, que é o símbolo dos Tempos Modernos, pois de acordo com o Capitalismo “tempo é dinheiro”. O tempo marca a vida de operários de uma fábrica onde se desenvolve boa parte da ação, sendo que todos são escravos do relógio.
O filme mostra que os operários não tinham conhecimento sobre o que estavam produzindo, servindo apenas como partes da engrenagem que gerava lucro aos empregadores, sendo tratado como objeto.
4-Quais os efeitos da “mecanização” no comportamento das pessoas? R- O corpo das pessoas esta desacostumado a trabalhar naquele ritmo, então o esforço repetitivo causa varias doença como por exemplo a chamada LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e também estresse e depressão.
Verificado por especialistas. Os efeitos da mecanização no comportamento das pessoas e seu efeitos colaterais no filme Okja e Tempos modernos são tratados de forma crítica e muito evidente, mostrando ao telespectador que as pessoas eram consideradas engrenagens das organizações.
Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.
A análise do processo de modernização enseja um debate teórico e pode ser sintetizado em duas conseqüências: uma os impactos ambientais, com os problemas mais freqüentes, provocados pelo padrão de produção de monocultora foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação ...
Desvantagens: aumenta os fenômenos do solo quanto a erosão e compactação pelo tráfego de máquinas pesadas. Aumenta as chances de poluição ambiental, do solo e da água, através do uso de fertilizantes ecologicamente incorretos. Desemprego humano devido a sua substituição pelas máquinas.
4 vantagens da mecanização da agricultura
A mecanização da produção agrícola revolucionou o agronegócio brasileiro, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Ela proporcionou um aumento expressivo da produtividade, da eficiência e da qualidade das operações agropecuárias, até então, realizadas manualmente.
O principal efeito mecânico de máquinas é sobre a estrutura do solo, seja mobilizando ou compactando. ... A estrutura é fragilizada pela quebra ou compactação dos agregados. Como consequência ocorre a diminuição da porosidade e a redução da velocidade de infiltração da água no solo.
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
Vários são os problemas que um solo compactado pode apresentar, dentre eles, diminuição das trocas gasosas no solo, que são de grande importância para diversas reações que ocorrem, diminuição da infiltração da água, podendo ocasionar em escoamento superficial e erosão do solo.
Veja algumas dicas:
No ramo ascendente, a água lubrifica as partículas e facilita o arranjo destas, ocorrendo, por esta razão, o acréscimo da massa específica aparente seca. Já no ramo descendente, a água amortiza a compactação e a amostra passa a ter mais água que sólidos, levando a um decréscimo da massa específica aparente seca.
A laterização é um tipo de intemperismo químico que atua principalmente sobre os solos, sendo responsável pelo surgimento de uma crosta ferruginosa sobre eles. Os solos formados por esse processo são chamados de lateríticos e os blocos de rochas constituídos são denominados por lateritos.