I. A perspectiva modernizadora se caracterizou como um esforço para adequar o serviço social como instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais e como estratégia de desenvolvimento capitalista no marco das exigências colocadas pelos processos políticos pós-1964.
O amadurecimento teórico-metodológico do Serviço Social deu-se a partir do período pós- ditadura e foi fortalecido na década de 1970 com o movimento de reconceituação na intenção de ruptura com o conservadorismo. 2. Um Breve Histórico da Constituição da Profissão de Serviço Social.
Para que fosse iniciada a análise crítica da profissão do serviço social rompendo com o Conservadorismo, uma corrente do movimento de reconceituação, segundo Netto(2001)foi de suma importância, esta corrente representava uma esfera filosófica e teórica da profissão.
O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização. ... Assim, conservadores de diferentes partes do mundo — cada um mantendo suas respectivas tradições — podem discordar em uma ampla gama de questões.
O QUE É O TOMISMO? Se o neotomismo, que é a corrente que influencia o Serviço Social, é uma retomada do tomismo, então é preciso entender o que é o tomismo. O Tomismo é a doutrina filosófica cristã elaborada pelo dominicano Tomás de Aquino, estudioso do filósofo grego Aristóteles.
A Teoria Social de Marx revela-se fundamental para o Serviço Social por possibilitar uma apreensão da realidade na sua concretude, processualidade e contraditoriedade, com base nas determinações históricas, sociais, políticas e econômicas.
O positivismo foi fundado no século XIX por Augusto Comte, no entanto a suas origens remontas desde a antiguidade, a necessidade de estabelecer uma relação entre causa e efeito sem questionar variáveis não mensuráveis do ponto de vista científico.