O processo de formação dos órgãos e demais tecidos que compõem o organismo ocorre dentro do estágio do desenvolvimento embrionário conhecido como organogênese.
O dobramento do embrião ocorre após a formação do disco embrionário tridérmico. E consiste no achatamento deste disco em um embrião aproximadamente cilíndrico. O rápido desenvolvimento do embrião e mais especificamente do tubo neural, é o que leva aos dobramentos do embrião nos planos longitudinal e transversal.
Subsequentemente, as lacunas se confluem, formando redes lacunares, que servem como a circulação uteroplacentária primordial. Como as redes continuam a se fundir, o sinciciotrofoblasto possui uma aparência de peneira, particularmente ao redor do pólo embrionário do concepto.
Desenvolvimento do celoma intra-embrionário No interior do mesoderma lateral e cardiogênico surgem espaços celômicos que se unem e formam o celoma intra-embrionário, dividindo o mesoderma lateral em duas camadas: - Camada parietal/ somática que cobre o âmnio; - Camada visceral/ esplâncnica que cobre o saco vitelino.
O âmnio é uma membrana que envolve o embrião, contendo na sua cavidade o líquido amniótico: responsável pela proteção do indivíduo contra choques mecânicos, desidratação e patógenos. Ele, ainda, permite que o feto se movimente, auxiliando no desenvolvimento muscular; e também impede que este fique aderido ao âmnio.
Por volta do 14° dia, o embrião ainda apresenta a forma de um disco bilaminar, e células hipoblásticas (células do hipoblasto) formam uma área espessa circular, denominada placa pré-cordal, que indica o futuro local da boca, a região cranial do embrião.
Instalação da Circulação Útero-placentária Primitiva Os primeiros vasos sanguíneos aparecem no mesoderma que reveste o saco vitelino (fig. 5). Aí se formam pequenos acúmulos de células, as ilhotas de Wolff, que se diferenciam em células endoteliais.
Ao final da quarta semana de gestação, as extremidades abertas do tubo neural (os neuropores) fecham. A neurulação secundária dos vertebrados ocorre quando termina a neurulação primária. É o processo pelo qual o tubo neural nos níveis mais baixos e o caudal para a região centro-sacro é formado.
A placa neural enruga-se e forma um tubo neural que origina a espinal medula e o cérebro. O processo denomina-se neurulação e o embrião denomina-se nêurula.
A formação do tubo neural começa em torno do 22º ao23º dia, induzido pela epiderme da região dorsal e pela notocorda. O tubo neural se fecha primeiramente na região medial do embrião. As extremidades ainda abertas são denominadas neuroporos.