Deve-se utilizar linguagem clara e objetiva, de forma que não dê margem à interpretações por parte do leitor, sendo preciso a respeito do que se quer comunicar. Não existindo espaço para gírias. Os verbos deverão estar sempre no impessoal, de forma a omitir o sujeito.
Resposta: A clareza, a precisão, a comunicabilidade e a consistência.
7 Dicas para melhorar sua pesquisa e escrita acadêmica
6 – Como o observador deve proceder para registrar os fatos com linguagem científica? c) usar referenciais físicos: partes do corpo, pessoas no ambiente e padrões de medida (metros, quilos, litros). Exemplos: “Coloca a ponta do dedo no nariz”, “o menino mais alto da classe”.
e) clareza/concisão/precisão - o texto científico deverá transmitir dados, resultados e informações maximizando a compreensão. Deverá enunciar as questões de pesquisa, os problemas existentes, as observações, informações e ideias com clareza. Clareza na expressão requer primeiramente a clareza nas ideias e conceitos.
Ao contrário da escrita literária que pode ser usada para muitas finalidades: contar histórias, expressar sentimentos, oferecer um ponto de vista e etc., a escrita científica tem uma única finalidade: comunicar eficazmente os resultados da investigação científica.
É comum o texto de divulgação Científica fazer uso de uma linguagem que inclui termos e conceitos científicos básicos. a) Identifique no texto O vício de comer palavras e expressões próprias da linguagem científica.
Resposta. Resposta: 1) Em revistas de ciências, jornais etc...
É comum sim! Por que na maioria das vezes o leitor vai querer saber a opinião cientifica, ou seja, uma opinião de quem realmente entenda do assunto.
A Reportagem de divulgação científica apresenta informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade deste gênero é a divulgação de pesquisas e estudos, assim precisa ser construído com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.
Resposta: Geralmente são pessoas que trabalham nas áreas da química e física. Exemplos: cientistas, professores, doutores, etc... Resposta: O público é visto como dado, pronto, acabado, e não como elemento produzido no interior do próprio discurso da divulgação científica.
Atualmente, a divulgação científica ocorre em praticamente todos os formatos e meios de comunicação: documentários de televisão, revistas de divulgação científica, artigos em periódicos, websites e blogs.
Verbete é um texto escrito, de caráter informativo, destinado a explicar um conceito segundo padrões descritivos sistemáticos, determinados pela obra de referência; mais comumente, um dicionário ou uma enciclopédia.