EQST

Quando Por Acidente Ou Erro No Uso Dos Meios De Execuço O Agente Ao Invs De Atingir A Pessoa Que Pretendia Ofender Atinge Pessoa Diversa Responde Segundo As Caractersticas Da Pessoa Atingida?

Quando por acidente ou erro no uso dos meios de execução o agente ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender atinge pessoa diversa responde segundo as características da pessoa atingida?

Art. 73 - Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3º do Art. 20 deste Código.

Qual o conceito de erro de tipo?

Conceito. O erro de tipo se liga à um falsa percepção da realidade do agente no momento da prática de determinado fato considerado típico, ou seja, o autor não sabe ou se engana a respeito da tipificação legal fato.

Qual a diferença entre erro de tipo essencial é acidental?

Erro de tipo acidental x erro de tipo essencial Em caso de erro evitável, existe a possibilidade de responsabilização por culpa, existindo previsão legal. Já no erro acidental o agente quer a realização de uma conduta atingida, mas acaba atingindo outro objeto material, diverso do pretendido.

O que é erro Escusavel e Inescusavel?

Nesse sentido, explica Flávio Monteiro de Barros: “Erro invencível ou escusável é o que não emana da culpa do agente. Ainda que empregasse a atenção do 'homem médio', o erro ter-se-ia verificado. Erro vencível ou inescusável é o que emana da culpa do agente.

Qual a diferença entre erro na execução e resultado diverso do pretendido?

É também chamado de "aberratio delict", o "aberratio criminis". 0 sujeito quer praticar determinado crime, mas por erro acaba praticando m crime diverso. Resultado diverso do pretendido e igual a crime diverso do pretendido.

Como ocorre o erro de proibição?

O erro de proibição pode se dividir em direto ou indireto (de permissão), sendo que na primeira o agente atua com desconhecimento da situação proibitiva. Exemplo: corta um pedaço de árvore para fazer chá e é penalizado por crime ambiental.

O que diferencia erro de direito erro de proibição é erro de tipo?

O erro de tipo recai sobre elementares ou circunstâncias do tipo penal, ao passo que o erro de proibição é aquele que incide sobre a regra proibitiva, sobre a antijuridicidade do fato.

O que é um erro de direito?

Erro de direito: consiste no desconhecimento das regras ou na aplicação dessas regras de maneira errônea diante desse desconhecimento.

Qual a diferença entre erro de proibição direto e indireto?

O erro de proibição pode ser entendido como o erro que tem por objeto a falsa percepção ou ignorância quanto à proibição jurídica da conduta. O agente, desse modo, perde a compreensão da ilicitude do fato. ... Em síntese, o erro de proibição apresenta-se de duas formas: erro direto e erro indireto.

Qual o papel do erro de proibição na culpabilidade?

Enquanto o erro de tipo afasta o dolo, o erro de proibição afasta a culpabilidade, por desconhecimento da ilicitude do fato. A causa excludente da potencial consciência da ilicitude é o erro de proibição, denominado pela lei de erro sobre a ilicitude do fato está presente no artigo 21, do Código Penal, in verbis: Art.

Quais são as excludentes de culpabilidade?

Em contrapartida, a excludente de culpabilidade corresponde à ausência de cada um desses elementos – ou seja, inimputabilidade, ausência de potencial consciência da ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa.

Quais são as causas de exclusão da culpabilidade?

O Código Penal brasileiro aponta algumas causas excludentes de culpabilidade dentro do seu texto....

  • Doença mental ou desenvolvimento mental incompleto.
  • Menoridade penal.
  • Coação ou ordem hierárquica superior.
  • Embriaguez involuntária.
  • Não conhecimento do ato ilícito.

Em quais hipóteses se pode falar em ausência de conduta?

São situações de ausência de conduta: coação física irresistível, atos reflexos e omissão de ação. A coação física irresistível e os atos reflexos são, efetivamente, exemplos de ausência de conduta, pois não há capacidade, por parte do agente, de dirigir sua conduta de acordo com uma finalidade predeterminada.

O que exclui o fato típico?

Sabe-se que os elementos do fato típico são os seguintes: Conduta dolosa ou culposa, resultado, relação de causalidade e tipicidade. ... Portanto, exclui o dolo, se inevitável o erro.

O que exclui a ilicitude?

São quatro as causas legais, quais sejam: a) legítima defesa; b) estado de necessidade; c) estrito cumprimento do dever legal e d) o exercício regular de direito. Vale ressaltar que a inexigibilidade de conduta diversa, configura causa excludente de culpabilidade e não de ilicitude.

O que exclui o dolo?

O erro de tipo essencial sempre exclui o dolo, ainda que seja evitável, mas permite a punição por crime culposo. O erro de tipo essencial é aquele que recai sobre dados principais do tipo (ex.: num dia de caça, atirar contra pessoa pensando ser animal). Inexistindo consciência e vontade, exclui, sempre, o dolo.