1. [ Biologia ] Matéria escura que existe no estado de granulações microscópicas nos tecidos de um organismo vivo e que lhe confere cor (ex.: pigmentos da pele; pigmentos vegetais). 2. [ Química ] Substância, natural ou artificial, usada como corante (ex.: o açafrão foi usado como pigmento na pintura de quadros).
Significado de Pigmento substantivo masculino Substância colorida, finamente pulverizada, que confere sua cor a um material, quando misturada a esse material ou aplicada sobre sua superfície em uma camada delgada.
A maioria dos pigmentos usados na manufatura e nas artes visuais são corantes secos, usualmente moídos a um pó muito fino. ... Na coloração de pinturas, tintas, plásticos, tecidos e outros materiais, um pigmento é um corante seco, geralmente um pó insolúvel.
Os pigmentos são substâncias químicas liberadas por determinadas plantas, quando estas passam por um processo de fervura em água e formam uma tinta. O dióxido de titânio é um pigmento artificial de coloração branca, usado para dar cor a tintas, pastas de recobrimento, plásticos, etc.
O processo de produção dos pigmentos em microesferas é feito por meio de um tanque de derretimento que recebe:
“Cor pigmento” é como são chamadas as cores formadas por meio da refração da luz em um objeto. Especificamente no caso das artes gráficas, o termo é mais utilizado por se associar às tintas utilizadas nos processos de impressão.
Cor-pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. ... Para estes, as cores primárias de pigmento opaco (tinta) são o amarelo, o azul e o vermelho.
Os pigmentos são substâncias que quando aplicadas a um material lhe conferem cor. Eles são insolúveis e quando se usa o pigmento, ele promove simultaneamente a cobertura, opacidade, tingimento e a cor da tinta.
Em geral os pigmentos de melanina podem dividir-se em dois grupos: Os PIGMENTOS GRANULADOS cuja cor varia do preto até o vermelho escuro ( são os que causam as cores escuras dos cabelos). Os PIGMENTOS DIFUSOS que variam do vermelho intenso ao amarelo pálido (são os que causam as cores claras dos cabelos).
Os pigmentos vegetais podem ser classificados em três principais categorias: carotenoides, clorofilas e flavonoides.
Corantes naturais mais utilizados nos alimentos Os corantes naturais, em sua maioria possuem propriedade antioxidante, benéfica para a saúde. Os mais utilizados pelas indústrias atualmente são: os extratos de urucum, carmim de cochonilha, curcumina, clorofila, betalaínas, antocianinas e carotenóides.
Gelatinas, achocolatadas, refrigerantes, iogurtes, biscoitos, sucos, sorvetes e diversos outros alimentos são exemplos de produtos que levam corantes na sua composição.
Você também pode usar outras hortaliças para fazer o corante alimentício verde de forma natural. Chá matcha, menta, salsinha ou algas nori são opções interessantes que valem o experimento.
Para fazer corante roxo, pique as folhas do repolho, uma medida de de uma xícara, mais ou menos, e cozinhe com uma xícara de água, até obter um tom de roxo forte. Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho aos poucos até atingir o azul desejado.
Para fazer essa coloração natural podemos usar ervas, plantas, raizes, flores, especiarias, algas, vegetais, frutas, leites, argilas, madeiras, sementes. Cada uma delas se pode usar de diferentes maneiras como : secas, em pó, granulada, frescas, polpa, líquido, infusões, triturada, ralada, macerado a óleo.
Para que o corante natural pegue bem, use uma mistura fixadora nos tecidos. No caso de corantes feito à base de frutas, ferva o tecido em 4 xícaras de água com 1/4 de xícara de sal por uma hora. Para tinturas feitas com vegetais, use uma xícara de vinagre diluído em 4 xícaras de água.
Coloque um pouco de fixador da cor na água durante o tingimento. Geralmente o próprio fabricante do corante tem este produto para vender, mas eles podem ser facilmente por vinagre branco ou mesmo sal comum de cozinha. Nas cores mais escuras adicione uma colher de sopa de sal de cozinha para cada 300g de tecido seco.
É importante deixar as meadas umidecidas e sem excesso de água. Molhe bem em água limpa e esprema, mas não torça as meadas. Então coloque para tingir e deixe por uns 15 minutos, para garantir que o tingimento fique bem feito.
Como tingir roupas a frio
Como tingir pele de carneiro de preto
Geralmente as pessoas tingem a meada de lã, agora roupa de lã tingida é bem difícil encontrar. Resolvi utilizar o mesmo corante, no caso, o corante ideal para “lã” acrílica é o Sintexcor (o mesmo utilizado para tingir botões e pérolas) da corantes Guarany . ... Ele só vai deixar a sua roupa levemente colorida.
– Quando a água estiver bem quente, próximo a fervura, acrescente a tinta Sintexcor. Misture com uma colher de pau. Continue esquentando até ferver, e quanto mais ferver a água mais forte fica a cor para tingir. Pare de esquentar quando atingir a fervura e quando achar q a saturação da cor estiver boa.
Coloque a roupa de lã dentro da máquina de lavar. Deixe a roupa imersa no corante por no mínimo 30 minutos. Quanto mais tempo a lã ficar no corante, mais firme será a cor.
2) Use 2 litros de água para cada 100g de lã a ser tingida (pode-se usar uma garrafa PET de refrigerante vazia e limpa como medida). 3) Em uma panela coloque para ferver um copo da água medida e dissolva 8g (uma colher de sopa rasa) de corante Vivacor para cada 100g de lã.