O leite pasteurizado tem vida média de prateleira de 5 dias e necessita ser mantido sob refrigeração. ... O leite que sofre o processo UHT tem uma vida de prateleira de 180 dias antes de ser aberto, pois possui envase hermético e asséptico. Após aberto, deve ser consumido em até 3 dias e mantido sob refrigeração.
Dependendo dos objectivos do tratamento térmico e da sua intensidade podemos dividir os tratamentos térmicos em três categorias: O escaldão cujo principal objectivo é inactivar enzimas que podem levar à deterioração do alimento durante armazenamento, sendo utilizado também como tratamento preliminar a outros métodos de ...
Das tecnologias de preservação acima mencionadas, o tratamento térmico (por exemplo, pasteurização, esterilização) é provavelmente o mais utilizado.
Os esporos de Bacillus stearotermophilus, por apresentarem maior termoresistência, podem ser empregados como indicadores biológicos nos processos de esterilização pelo vapor úmido, particularmente na temperatura de 121ºC (LETRARI, et al., 2006).
A maioria dos processos de preparação e conservação de alimentos conta com a aplicação ou a remoção de calor. A aplicação de calor é importante para a destruição de patógenos e micro-organismos deteriorantes, para a desnaturação de enzimas e para o amolecimento de tecidos.
A conservação dos alimentos pelo calor consiste em tratá-los a uma temperatura elevada, para eliminar micro-organismos ou desnaturar as enzimas responsáveis pela deterioração dos alimentos. ... Esterilização - é a exposição dos alimentos a altas temperaturas por um determinado período de tempo.
No caso do processamento térmico, estas duas questões estão em permanente conflito, pois se a segurança alimentar pode ser amplamente alcançada, no caso da qualidade, o produto pode sofrer alterações desagraveis como a gelatinização do amido e a desnaturação das proteínas, tendo como consequência a perda de vitaminas e ...
No entanto, a ciência desenvolveu outros métodos de preservação dos alimentos. Dentre os alimentos que se conservam com sal, podemos citar: frango, peixes, carne bovina, carne suína, e alguns condimentos de tempero que necessitam do sal, dentre outros. Como métodos de conservação do produto, podemos citar: 1.
Conservação de alimentos com sal. A desidratação dos alimentos é uma técnica de conservação que consiste em retirar a água presente no alimento. Este processo impede o crescimento de microrganismos como bactérias e fungos. Uma das técnicas mais antigas empregadas na desidratação é a adição de sal aos alimentos.
Você já se perguntou por que sal, açúcar e vinagre conservam os alimentos? A resposta está relacionada à famosa osmose, processo no qual ocorre a passagem de água de um meio hipotônico (com pouco soluto) para um meio hipertônico (com muito soluto)!