O “Pontilhismo” (do francês pointillisme) foi uma técnica de pintura criada na França em meados de 1880. Nela, a decomposição tonal é obtida a partir de pinceladas diminutas. Esse movimento ficou também conhecido como punctilhismo, cromoluminarismo, neo-impressionismo, pintura de pontos ou divisionismo.
O pontilhismo é uma técnica de pintura que surgiu na França no final do século XIX com o movimento impressionista. Essa técnica de pintura é bastante diferenciada porque os pintores fazem suas artes não com largas pinceladas, mas com pequenos pontos de cores lado a lado, muitos próximos, sem mesclar as cores.
Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da luz e da cor. Movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. Pontilhismo. ... uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
Pontilhismo e seus artistas brasileiros mais emblemáticos
1886
O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem). ... Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX.
Assim como há alguns tipos de linhas diferentes:
Todas as formas básicas são figuras planas e simples, fundamentais, que podem ser descritas e construídas verbalmente ou visualmente. ... A partir de combinações e variações infinitas dessas três formas básicas, derivam todas as formas físicas da natureza e da imaginação humana.
Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero.
Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.
Hoje vamos conhecer pelo menos 4 elementos básicos da composição visual: o ponto, a linha, a forma e a cor. A relação entre eles é o que dá às coisas as formas e os significados que possuem. O ponto é a unidade básica de representação visual. É onde tudo começa.