Movimento aparente dos astros. É do conhecimento geral que a Terra roda em torno de um eixo imaginário, que une os dois pólos passando pelo centro. É devido a este movimento de rotação que temos o dia e a noite, ou que vemos o Sol nascer a Este e pôr-se a Oeste.
Resposta. Isso se deve ao sentido da rotação de nosso planeta: como a Terra rotaciona em sentido leste, temos a impressão de que ao longo do dia ou da noite os astros se movem de leste para oeste, como se estivessem sendo "deixados para trás" pelo movimento da Terra.
As estrelas, assim como o Sol, nascem no oriente (leste) e se põem no ocidente (oeste). Mas algumas estrelas não o fazem, permanecendo no céu toda noite. No hemisfério Norte uma estrela (Polar) fica fixa, enquanto outras, Page 2 próximas a esta, giram em sentido anti-horário.
Astros. O movimento diurno dos astros (movimento cíclico em 24 horas), de leste para oeste, é um reflexo do movimento de rotação da Terra, de oeste para leste. Ao longo do dia, todos os astros descrevem no céu arcos paralelos ao Equador.
ascensão reta (α ou AR): ângulo medido sobre o equador, com origem no meridiano que passa pelo ponto Áries, e extremidade no meridiano do astro. A ascensão reta varia entre 0h e 24h (ou entre 0° e 360°) aumentando para leste.
O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas (Figura 1, abaixo).
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1.
Em outras palavras, EM RELAÇÃO AO SOL, a Terra se move, mas EM RELAÇÃO À TERRA, é o Sol que se move. Todos os movimentos dos corpos celestes observados ao longo de 24 horas, como o nascer e o pôr do Sol, o nascer e o pôr da Lua, o nascer e o pôr das estrelas etc., são conseqüências do movimento de rotação da Terra.
A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.
Resposta. Oito planetas giram em torno do sol. Entre eles, temos Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. O Sistema Solar é o conjunto formado pelo Sol e por todos os astros que orbitam ao seu redor, entre eles os oito planetas.
Os planetas são astros bem menores que giram ao redor do Sol em órbitas quase circulares. Em ordem crescente de distância heliocêntrica os planetas assim se distribuem: Mercúrio (0,4), Vênus (0,7), Terra (1), Marte (1,5), Júpiter (5,2), Saturno (9,6), Urano (19,2), Netuno (30) e Plutão (39).
Os verdadeiros astros luminosos são as estrelas, pois elas libera, por meio de reações radioativas, gases e a luminosidade que ilumina os planetas, a exemplo da terra, que é iluminada pelo sol. A lua, por sua vez, não tem luz própria, apenas reflete a luz solar.
Os astros LUMINOSOS são astros que possuem luz própria, esses astros são chamados de ESTRELAS. Os astros ILUMINADOS são aqueles que não possuem luz própria, eles são iluminados pelo Sol. Os principais astros iluminados são os planetas e os satélites.
O Sistema Solar, localizado na galáxia Via Láctea, consiste no conjunto de planetas, planetas anões e diversos outros astros do Universo, como asteroides, meteoros, cometas, satélites, entre outros. O Sol é a estrela central desse sistema, exercendo intenso domínio gravitacional sobre os demais corpos celestes.
Em suma, existem inúmeros corpos celestes, porém os principais são: asteróides, cometas, estrelas, meteoróides, planetas e satélites.
Na astronomia, o Universo corresponde ao conjunto de toda a matéria e energia existente. Ele reúne os astros: planetas, cometas, estrelas, galáxias, nebulosas, satélites, dentre outros. É um local imenso e para muitos, infinito.
VY Canis Majoris
VY Canis Majoris
Maior objeto já descoberto Huge-LQG (do inglês, large quasar group, grande grupo de quasares), também chamado de U1. 27, é um grupo de 73 quasares medindo 4 bilhões de anos-luz de diâmetro, é a maior estrutura conhecida do universo, ficando na frente de outra estrutura conhecida como Grande Muralha Sloan].
As maiores galáxias no Universo são as galáxias elípticas gigantes. ... Uma galáxia elíptica enorme pode ter 10 vezes mais brilho que a Via-Láctea, com aproximadamente 100 vezes mais massa. Elas podem ter um diâmetro de 6 milhões de anos-luz(A Via-Láctea tem aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro).
VY Canis Majoris
substantivo masculino Conjunto de todos os astros com tudo que neles exista; cosmos. [Astronomia] Sistema solar, com seus planetas e satélites; o sistema do mundo; o mundo (neste sentido usado com inicial maiúscula: Universo). [Astronomia] O planeta Terra e seus habitantes.
Resposta. Nosso lugar no universo é aqui, na Terra.